Ranking revela as 8 marcas que mais se destacam na internet segundo os consumidores
Atualmente, em quais marcas você pensa quando o assunto é ter uma boa credibilidade na internet? Para compreender a experiência dos consumidores, nos últimos dias, as empresas Locaweb e Conversion fizeram a pergunta a centenas de internautas de todas as regiões, que responderam: Nike, Adidas e Amazon.
A constatação faz parte de um novo levantamento divulgado à imprensa, que buscou compreender como o público enxerga a atuação das marcas no ambiente digital, passando por tópicos como a parceria com influenciadores, a forma como as empresas interagem e se posicionam nas plataformas e, ainda, materiais gerados via inteligência artificial.
Além de indicarem as empresas que mais se destacam na Web em 2025, ao longo do estudo, a maioria dos entrevistados compartilharam manter relações próximas com certas marcas na internet, interagindo constantemente com o que produzem, além de conseguirem diferenciar bem as iniciativas profissionais de um negócio amador — seja com base no seu design, site ou e-mail profissional.
Por que ter um site profissional continua essencial em 2025?
Em um momento no qual as páginas virtuais têm se tornado o principal cartão de visitas de uma empresa, os dados divulgados pela Locaweb e Conversion revelam não só a relação próxima dos consumidores com as marcas, mas como parte do público já é capaz de diferenciar negócios de credibilidade dos suspeitos ou amadores — tudo isso observando seu site, avaliações no Google ou mídias sociais.
Mesmo com o avanço das redes sociais, 53% dos entrevistados afirmam que a ausência de um site transmite amadorismo. Outros 40% associam à falta de transparência e 31%, à dificuldade em acompanhar as tendências digitais.
Muitas vezes, no entanto, o simples fato de contar com um site não é o bastante para fazer com que alguém acompanhe, compre ou indique uma empresa a outras pessoas. Isso porque, de acordo com os entrevistados, é preciso que a página oficial da marca conte com certos elementos, essenciais para transmitir confiança e autoridade: um endereço web único e exclusivo (56%), como “www.minhamarca.com.br”, um design moderno e bem feito (55%) e canais de atendimento funcionais (50%), para o caso de dúvidas, pedidos e reclamações.
Diante dos recordes de golpes e fraudes na internet (segundo o Panorama de Ameaças para a América Latina, em 2024, o Brasil foi o segundo país que mais enfrentou ataques cibernéticos no mundo), vale dizer, nenhum desses pontos foi considerado tão relevante quanto encontrar, hoje, certificados SSL e selos de segurança em um site (59%) — que, como explica a Locaweb, preservam dados sensíveis por meio de criptografia, dificultam a ação dos hackers e deixam claro ao cliente que essa é uma página segura.

Como gerar confiança nas redes sociais?
Mas, afinal, se a credibilidade de uma empresa muitas vezes é medida pela qualidade de suas páginas virtuais, o que o público costuma levar em conta quando o primeiro contato com um novo negócio acontece não via site, mas pelas redes sociais?
Nas redes sociais, outros fatores também são considerados: possuir um perfil atualizado constantemente (69%), manter respostas e interações personalizadas no campo de comentários (62%) e, claro, investir em um selo de perfil verificado pela plataforma em questão (58%), seja o Instagram, Facebook ou TikTok.

Além disso, provando o impacto do chamado “marketing de influência” (isso é, a prática de usar pessoas influentes para divulgar produtos e serviços), 33% dos respondentes também compartilharam confiar mais em uma marca depois de vê-la fechar parcerias com influenciadores digitais, percentual quatro vezes maior do que aqueles que sentem o impacto desse tipo de ação de forma negativa.
Se os dados não parecem novidade, talvez o que surpreenda os mais críticos seja a avaliação que os entrevistados pela Locaweb e Conversion fazem do uso da IA para peças e conteúdos de marcas. Isso porque 25% dos entrevistados enxergam o uso de IA como sinal de inovação — mais do que o dobro dos que veem isso de forma negativa.
As marcas mais confiáveis na internet, segundo os brasileiros
Natura, O Boticário, Shopee… na busca por mais credibilidade em 2025, algo que o levantamento da Locaweb e Conversion sugere é como diferentes marcas podem se beneficiar de bons exemplos nas redes, que, independentemente do setor de atuação, inspiram devido ao posicionamento responsável, acessível e relevante para os internautas.
São negócios como a gigante dos calçados Nike, o mais citado pelos respondentes, ao lado dos também destaques Adidas e Amazon — cujas posturas e ações em diferentes canais (YouTube, Instagram, comunicação por e-mail) os tornaram as empresas com as melhores presenças digitais segundo os brasileiros.
Não apenas eles: entre diferenciais como um site bem estruturado, boa reputação nas avaliações e conteúdos de alto valor, também se destacaram em relação às demais marcas nomes como Mercado Livre, Magazine Luiza e Natura, que encabeçam boas posições no ranking elaborado pela Locaweb e Conversion com base no que compartilharam os entrevistados.

Metodologia
Para entender como os consumidores avaliam a credibilidade digital das marcas, ao longo dos últimos dias, as empresas Locaweb e Conversion ouviram 500 brasileiros adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.
Ao todo, os respondentes tiveram acesso a 8 questões, que abordaram a relação dos internautas com o site, redes sociais e canais de contato de diferentes empresas em 2025. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.