Bradesco Seguros

No Sudeste, todas as UFs registraram crescimento na demanda por crédito em setembro, revela Serasa Experian

No Sudeste, todas as UFs registraram crescimento na demanda por crédito em setembro, revela Serasa Experian/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Rio de Janeiro teve a maior alta na busca pelo recurso, com 21,9%

Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian revelou que, em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as quatro Unidades Federativas (UFs) do Sudeste tiveram alta na busca pelo recurso financeiro. O destaque ficou com o Rio de Janeiro, que registrou alta de 21,9%. Confira no gráfico a seguir os dados completos:

No Sudeste, todas as UFs registraram crescimento na demanda por crédito em setembro, revela Serasa Experian/ Foto: divulgação
Foto: Divulgação

Na análise nacional, o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian mostrou que, em setembro, a procura por recurso financeiro teve crescimento de 9,8% na comparação com o mesmo mês de 2022. Este foi o segundo mês seguido de altas expressivas. Na visão por porte das empresas, as “Grandes” puxaram o aumento (10,5%), seguidas, acirradamente, pelas “Micro e Pequenas” (MPEs) (10,0%). Veja a seguir os dados completos:

No Sudeste, todas as UFs registraram crescimento na demanda por crédito em setembro, revela Serasa Experian/ Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“O valor otimista sugere que, apesar de ainda não ter surtido efeito na demanda dos consumidores por crédito, a redução da taxa Selic e da inflação no país está proporcionando um maior ânimo às empresas na busca por financiamento nos mercados financeiros. Possuir recursos monetários para manter liquidez e honrar compromissos com seus provedores é de suma importância para a sobrevivência e operação das empresas”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Na análise por setores, a categoria “Demais” – que contempla empresas do segmento “Primário”, “Financeiro” e do “Terceiro Setor” –, teve crescimento de 19,0%. Em seguida ficou “Serviços” com 17,4%, “Indústria”, 5,3% e, por último, “Comércio”, com 1,3%.

Distrito Federal em queda e Rio de Janeiro em destaque

A avaliação por Unidades Federativas (UFs) revelou que, em setembro deste ano, apenas o Distrito Federal teve queda na busca por crédito. Já Goiás apresentou estabilidade. A notoriedade foi para o Rio de Janeiro, que apresentou aumento de 21,9%. Confira os dados dos demais estados no gráfico abaixo:

No Sudeste, todas as UFs registraram crescimento na demanda por crédito em setembro, revela Serasa Experian/ Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Soluções da Serasa Experian para CNPJs 

É muito importante, para a saúde do negócio, ter insumos que auxiliem nas tomadas de decisão e na conquista de melhores resultados. Por isso, a Serasa Experian desenvolveu um enxoval de soluções para que os empreendedores tenham sempre a melhor ferramenta ao alcance. Existe a possibilidade de consultar o CNPJ próprio e de fornecedores, contar com uma inteligência para recuperação de dívidas que negocia de forma saudável com os clientes devedores, emissão de certificado digital para realizar processos menos burocráticos e mais seguros e muitas outras possibilidades. Clique aqui e fique por dentro.

Total
0
Shares
Anterior
A (in)sustentável leveza da reputação
Claudia Bouman, especialista em reputação de marca e sócia da Percepta Marketing e Comportamento / Foto: Divulgação

A (in)sustentável leveza da reputação

Confira artigo de Claudia Bouman, especialista em reputação de marca e sócia da

Próximo
Economista vem ao Brasil para palestra sobre “Seguros e Proteção Patrimonial nos EUA”
Roger Correa - CEO e fundador da RC Corretora de Seguros / Foto: Divulgação

Economista vem ao Brasil para palestra sobre “Seguros e Proteção Patrimonial nos EUA”

Evento voltado à profissionais da área médica já tem inscrições esgotadas

Veja também