Quinzena do Seguro

Novembro Azul e a saúde do homem

Novembro Azul e a saúde do homem / Foto: Andrew Neel / Unsplash Images
Foto: Andrew Neel / Unsplash Images

Não cumprimento de carência para exames de alta complexidade e doença pré-existente merecem atenção dos usuários de planos de saúde

O mês de novembro traz consigo um importante lembrete que merece atenção especial dos homens por tratar da saúde masculina.

É especialmente neste mês, marcado por diversas campanhas que destacam o Novembro Azul, que discute-se a prevenção e tratamento de doenças, em especial o câncer de próstata.

Dados de uma pesquisa realizada pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) revelam que somente 32% dos homens acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a própria saúde e que 46% deles só vão ao médico quando sentem algo.

Já um estudo do Instituto Lado a Lado pela Vida, intitulado “A Saúde do Brasileiro”, realizado em parceria com o QualiBest, também mostra que 83% dos homens entrevistados entendem que precisam cuidar melhor da saúde.

De olho no plano de saúde

De acordo com o coordenador nacional de vendas do Grupo AllCross, Wanderlei Machado, muitas vezes os homens acabam deixando a saúde de lado por não atentar aos períodos exigidos pelas carências dos planos de saúde.

“Geralmente, é necessário que a pessoa cumpra os prazos de carência para exames de alta complexidade, que são de 180 dias. Passado esse período, o beneficiário garante a cobertura de todos os exames solicitados. O mesmo vale para casos cirúrgicos”, explica o profissional.

No entanto, quando se trata de câncer de próstata, uma das doenças que mais acometem os homens e para a qual o Novembro Azul chama a atenção especialmente, Wanderlei destaca que para ter garantida a cobertura de procedimentos cirúrgicos, internações e exames de alto custo, o beneficiário do plano de saúde deve ter o mínimo de 24 meses de permanência na Operadora.  Este é o prazo de carência para doenças pré-existentes.

“Certamente, a Operadora vai realizar uma investigação diagnóstica para verificar a quanto tempo ele desenvolve essa doença, mesmo sem ter ciência na maioria das vezes”, alerta Wanderlei.

Independente de possuir ou não plano de saúde, os homens devem ficar atentos aos sinais de que algo pode não estar indo bem e realizar ao menos exames anuais preventivos, como os de glicemia, colesterol e pressão, além de exames específicos que podem ser solicitados pelos médicos.

Conheça as doenças que mais acometem os homens, segundo o Ministério da Saúde

  • Doenças cardiovasculares
  • Câncer de pulmão
  • Câncer de próstata
  • Câncer de testículos
  • Câncer de pênis
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Hipertensão arterial
  • Doenças hepáticas
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Mapa declara emergência fitossanitária em quatro estados para adoção de medidas preventivas da mosca-da-carambola
Mapa declara emergência fitossanitária em quatro estados para adoção de medidas preventivas da mosca-da-carambola/ Foto: Divulgação

Mapa declara emergência fitossanitária em quatro estados para adoção de medidas preventivas da mosca-da-carambola

A declaração terá validade de um ano e é relativa ao risco iminente de dispersão

Next
Bradesco Vida e Previdência promove o 1º Encontro de Assessorias
Bradesco Vida e Previdência promove o 1º Encontro de Assessorias / Foto: Divulgação

Bradesco Vida e Previdência promove o 1º Encontro de Assessorias

Executivos da seguradora se reuniram com cerca de 40 profissionais de todo país

You May Also Like