NRF Retail’s Big Show: as tendências ditadas no maior evento de varejo do mundo

NRF Retail’s Big Show: as tendências ditadas no maior evento de varejo do mundo / Foto: Lil Artsy / Pexels
Foto: Lil Artsy / Pexels

Gustavo Pisani, Diretor de Estratégia Digital do Varejo na FCamara, compartilha experiência de participar do encontro

Após três dias do maior evento mundial voltado para o setor de varejo, o NRF Retail’s Big Show, que aconteceu em Nova York, trouxe as tendências e oportunidades para o setor em 2023, apresentadas para quase 40 mil pessoas. 

Acompanhando o evento, pude notar que de fato, por tratar-se de um evento com mais de 100 anos de experiência, eles realmente ditam o que é ou não tendência, e, ao longo do ano, posso ver as transformações e tecnologias apresentadas se desenvolverem nas mais diversas empresas. E, antes mesmo de começar o evento, os organizadores já estavam apostando em experiências digitais de compra, automação de processos e modelos de varejo inovadores como três tópicos que seriam bastante explorados para ajudar os varejistas a navegar em um mundo cada vez mais pautado por tendências como Inteligência Big Data, novos meios de pagamento e Inteligência Artificial. 

Nesse contexto, já podemos citar a tecnologia blockchain, que possibilita democratizar a internet, garantir segurança de dados e personalizar a experiência do usuário, entre outros usos, a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), que possibilita a identificação e rastreamento de maneira automática para registro de dados e maior visão computacional, que analisa e extrai informações relevantes de imagens e vídeos para tomadas de decisões. E quando falamos de meios de pagamentos, a probabilidade do PIX seguir sendo o meio preferido para os próximos 10 anos ainda é uma realidade, de acordo com a Carat Insights. Mas, como grandes tendências para o ano, temos também o Iniciador de pagamentos, as carteiras digitais e pagamentos via QR Code, 

Em meio a tudo isso, cada vez mais, lidamos com a importância de pensar no consumidor como algo primordial, entendendo quais novidades inovadoras podemos trazer para complementar experiências e jornadas satisfatórias, e, com isso, são exigidas cada vez mais novas habilidades e competências de quem atua na área, com objetivo de atenderem às expectativas de um público cada vez mais exigente. De acordo com o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV), para janeiro e fevereiro de 2023 há projeção de crescimento nominal de 4,7% e 6,4% no varejo, e, eu acredito que o mercado se prepara para um ano de muitas novidades e transformações. 

A GoShare, por exemplo, empresa que auxilia os varejistas na otimização da última milha até o destino com o uso de APIs e aprendizado de máquina, falou sobre a digitalização de processos logísticos, reforçando que quanto maior for a adoção de ferramentas avançadas de Analytics para otimizar o roteiro entre os centros de distribuição até o destino entre os diferentes modais de transporte utilizados em cada trecho, maior o ganho para a operação do Varejo com redução de custos significativos, melhorando a eficiência do processo de entrega. Gostei bastante também da abordagem da empresa Pactum também, que trouxe a importância das negociações autônomas via chatbot, que precisam mapear o que é importante para o fornecedor por meio de perguntas previamente selecionadas, trazendo facilidade para os termos de negociação antecipadas, auxiliando quando se trata de grandes volumes a serem comprados em negociações, trazendo previsibilidade de receita. 

É inevitável também não falarmos do crescimento contínuo do e-commerce estimulado por maior conveniência, principalmente por conta dos últimos três anos, onde a transformação digital de lojas físicas foi quase que obrigatória, e, os consumidores se adaptaram ao modelo de compra pela facilidade. E, por isso, é necessário também ficarmos de olho no aumento de preços acompanhados de mudança no padrão de consumo.

Ainda pensando em experiência e agilidade para o consumidor, temos a tendência Grab and Go, sistema de atendimento com automação de caixa, com produtos já embalados e prontos para levar, otimizando o tempo dos clientes, e, também, a redução de custos com o uso de automação nos processos de logística reversa, onde ocorre a devolução do produto, diminuindo as etapas intermediárias, para facilitar para o cliente fazer o processo de despacho da mercadoria.

E por fim, e não menos importante, o evento trouxe a questão da responsabilidade sustentável, como o crédito de carbono, que tem como objetivo estimular financeiramente empresas que reduzem a emissão de gases do efeito estufa, poluindo menos. 

Total
0
Shares
Anterior
Generali Brasil investe nos melhores benefícios para atração de talentos
Débora Pinto, head de pessoas e organização da Generali Brasil / Divulgação

Generali Brasil investe nos melhores benefícios para atração de talentos

Próximo
Rodrigo Rosa promove live sobre perspectivas do Seguro de Vida em 2023 com participação de referências do mercado

Rodrigo Rosa promove live sobre perspectivas do Seguro de Vida em 2023 com participação de referências do mercado

Transmissão acontece a partir das 20h, através do YouTube

Veja também