André Crepaldi, Sócio e Head da Equipe de Assessores da WIT, analisa conjuntura econômica e panorama dos investimentos
Com o cenário econômico brasileiro continuamente em destaque, a relação entre o dólar, inflação (IPCA) e as decisões de investimento nunca foi tão discutida. A fim de obter uma perspectiva especializada, conversamos com André Crepaldi, sócio e Head da equipe de assessores da WIT – Wealth, Investments & Trust.
“O cenário econômico se torna mais complexo quando observamos as projeções macroeconômicas, que indicam uma pressão inflacionária advinda do cenário externo”, comenta Crepaldi. Ele cita a Ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que destacou a “resiliência da economia doméstica”, e mencionou que países emergentes devem ter atenção redobrada com a elevação das taxas de juros nos EUA e as perspectivas de menor crescimento da economia chinesa.
Isso levanta a questão sobre a diversificação de investimentos. “O Brasil representa apenas cerca de 2% do PIB mundial. Por isso, vemos como crucial a possibilidade de diversificar em moeda forte e acessar outros mercados”, esclarece Crepaldi. Na WIT, a recomendação é que, dependendo dos objetivos, os clientes considerem investir entre 5 e 20% do patrimônio no exterior.
Segundo Crepaldi, o trabalho da assessoria em gestão de patrimônio e sucessão familiar acontece de maneira tailor-made. “Desde previdência privada e seguros de vida, até a estruturação de companhias offshores, nosso objetivo é sempre buscar eficiência tributária e proteção patrimonial”, pontua.
Em relação às commodities e câmbio, ele afirma que a relação entre as oscilações de commodities e remessas é individual para cada cliente, mas reconhece a importância do hedge cambial, especialmente para empresas diretamente afetadas pelas variações do mercado.
Por fim, ao abordar a divisão entre renda fixa e variável, Crepaldi sugere uma atenção especial à renda fixa. “Com juros ainda altos, mas em queda, a recomendação é ampliar a participação em títulos prefixados e atrelados ao IPCA”, orienta.
Sobre a WIT, a empresa se destaca como multi family office, atuando em assessoria de investimentos, câmbio, seguros, ativos imobiliários e consultoria patrimonial. Atualmente, marca presença em cidades como São Paulo, Curitiba, Campinas e outras localidades paulistas.