Confira artigo de Thiago Cappi, CTO da SIS Innov & Tech, empresa de inteligência tecnológica em inovação e transformação digital
Acompanhar a velocidade da transformação digital imposta pelo mercado sem perder o alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa é o principal desafio dos líderes atuais. A “Pesquisa Global de Liderança em Tecnologia 2023”, elaborada pela Deloitte, confirma que os gestores desta área têm papéis e responsabilidades cada vez mais descentralizados e desempenham funções como estrategistas focados em colaboração, impulsionando iniciativas variadas em toda a organização.
Entre esses líderes, o CTO (Chief Technology Officer ou Diretor de Tecnologia, em português) tem papel fundamental na transformação digital. Sua principal atribuição nesta dinâmica começa em identificar corretamente o rumo ao qual a companhia precisa seguir a fim de atingir os objetivos estratégicos. Isso não funciona sem que processos e pessoas estejam alinhados aos objetivos da companhia. O CTO precisa ter clara a rotina dos negócios para que ele possa auxiliar na identificação de novas necessidades que refletem em como ele pode, por meio de recursos tecnológicos, implementar mudanças que gerem valor para a cadeia produtiva.
É necessário estar intimamente ligado ao dia a dia das cadeias produtivas. Um gestor que não interage diretamente com os stakeholders das áreas às quais ele vai prover ferramentas não inova. Estar próximo das oportunidades de negócio faz com que o profissional tenha a inovação estimulada, o primeiro passo da transformação digital.
Esse tipo de profissional também deve estar por dentro das tendências de mercado e trabalhar com decisões baseadas em dados que podem ser acessados rapidamente. Com isso, é possível fazer as melhores escolhas para alinhar a rotina das organizações às inovações tecnológicas disponíveis no mercado.
Há algum tempo, tudo girava em torno dos sistemas, como ERP ou CRM. Depois, os dados viraram o assunto da vez. Hoje, muito se fala na inteligência artificial e nas suas mais variadas possibilidades. Acredito que tudo seja uma soma.
Além das tendências, também é válido buscar informações no mercado e cases de aplicabilidade, desde que estejam alinhados ao negócio. Muitas vezes, inovar demais pode até atrapalhar determinada área se não fizer sentido para a empresa, naquele momento, e vale lembrar que inovar não é apenas corrigir problemas. Então, neste processo, o ideal é buscar sempre soluções que melhorem a eficiência de algo que já é feito de uma maneira satisfatória.
Um verdadeiro líder na jornada da transformação digital também tem de entender que não se trata apenas de implementar tecnologias, mas de uma mudança de mentalidade de todos os colaboradores da companhia e da adoção de uma cultura de inovação.
A importância da colaboração entre todas as equipes da companhia é evidente e reforça as principais adversidades do mercado de tecnologia nos dias de hoje: gestão de recursos financeiros e de equipe. Por exemplo, um bom sistema de vendas, que interage de maneira eficiente com o setor de expedição e libera para o financeiro e assim sucessivamente num movimento de interações constante entre as áreas da empresa.
De fato, a transformação digital impõe um desafio complexo aos líderes atuais, exigindo que acompanhem a rápida evolução tecnológica sem perder de vista os objetivos da empresa. Requer uma compreensão profunda das operações e uma visão clara das necessidades de inovação alinhadas aos objetivos do negócio. Caminhamos para um mundo cada vez mais digital e conectado, então é indispensável que o CTO e demais lideranças da empresa estejam preparados para essa transformação. Caso ainda não estejam, é melhor correrem.