Bradesco Seguros

O que atletas olímpicos ensinam para quem quer ser um empreendedor campeão?

Jhonny Martins, vice-presidente do Serac / Foto: Divulgação
Jhonny Martins, vice-presidente do Serac / Foto: Divulgação

Vice-presidente do Serac explica porque um esportista profissional pode ensinar muito a quem tem um negócio

Empreender não costuma ser algo muito fácil. É preciso vencer uma série de desafios, ter muita disciplina e não desistir. Ou seja, necessidades que os atletas profissionais também têm que encarar. Não é à toa, portanto, que eles podem ensinar muito a quem tem um negócio.

Para Jhonny Martins, vice-presidente do Serac, os esportistas profissionais, como os atletas olímpicos, por exemplo, passam por grandes desafios visando à uma recompensa maior. “É muito interessante observarmos e nos basearmos nos padrões deles para conquistar sucesso”, avalia.

Jhonny destaca quatro padrões que os atletas olímpicos costumam seguir e que podem ser válidos para qualquer empreendedor que queira se destacar em sua área de atuação. Conheça quais são:

  • Nunca pare de estabelecer metas – Segundo o vice-presidente do Serac, é muito importante ter metas estipuladas, mas elas precisam ser neurologicamente possíveis de se alcançar. “Assim como acontece com os atletas, essas metas mantêm o empreendedor em fluxo contínuo. Alcançou uma, vai para a segunda. É por isso que os recordes são quebrados”, afirma.
  • Mantenha uma mentalidade campeã – Tudo começa no pensamento, na mentalidade, inclusive para o atleta mais bem preparado, e isso é algo que o empreendedor também precisa entender. “O atleta se prepara profissionalmente para se adaptar aos desafios e lidar com a pressão. O empresário lida com a pressão do governo, do seu cliente, etc. O fato é que campeões detém uma mentalidade certa dentro e fora da empresa para ter resultados mais expressivos”, diz Jhonny.
  • Reconheça a importância do repouso – Os atletas passam por treinos intensos, mas sabem que o repouso é importante para se recuperarem e fazerem mais e melhor no dia seguinte. “O mesmo acontece com o empreendedor. Quando ele faz uma viagem para repousar, por exemplo, a cabeça continua ligada nos negócios, mas o repouso físico o ajuda a pensar melhor. A mente descansa do operacional e ele começa a pensar em estratégias de expansão”, ressalta.
  • Saboreie bons momentos – Os atletas olímpicos vivem sob pressão, mas sabem comemorar pequenas vitórias e realizações. Segundo o vice-presidente do Serac, ganhar e perder faz parte da vida, mas progredir é vital, por isso é importante monitorar progressos e comemorar cada conquista. “Precisamos lembrar sempre que, enquanto há 1% de oportunidade, existe 99% de esperança”, finaliza.
Total
0
Shares
Anterior
Acrefi promove encontro para discutir os desafios e perspectivas da agenda ESG
Acrefi promove encontro para discutir os desafios e perspectivas da agenda ESG / Foto: Divulgação

Acrefi promove encontro para discutir os desafios e perspectivas da agenda ESG

Painel tem o intuito de debater a agenda ESG a partir de práticas que mostram os

Próximo
Como otimizar o perfil no LinkedIn para ser contratado na área de investimentos
Fabio Louzada, economista, analista CNPI e fundador da Eu me banco / Foto: Divulgação

Como otimizar o perfil no LinkedIn para ser contratado na área de investimentos

Veja abaixo artigo escrito por Fabio Louzada, economista, analista CNPI e

Veja também