BRZ Insurance explica as regras das apólices para que os segurados não fiquem descobertos quando precisarem
Incidentes com prejuízos a terceiros decorrentes de operações podem ser um pesadelo para donos de negócio. Por isso o Commercial General Liability (CGL) é um seguro tão importante, geralmente contratado por pequenas e médias empresas nos Estados Unidos. A apólice contém uma grande variedade de coberturas, inclusive a Product and Completed Operations (ou Produtos e Operações Concluídas, em tradução livre). Seu funcionamento envolve:
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Product Liability (Responsabilidade do Produto): se sua empresa fabrica ou vende produtos, você é responsável por eles mesmo depois de serem comprados. Defeitos que podem causar algum ferimento ou dano à propriedade podem levar seu cliente a mover um processo contra sua empresa.
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Completed Operations (Operações Concluídas): se você for um prestador de serviços, seus clientes podem entrar com uma ação judicial alegando que o serviço que você executou foi causa de lesões corporais e danos materiais.
Já a cobertura de Completed Operations (ou operações concluídas) transfere os riscos e responsabilidades financeiras associados ao produto/serviço finalizado, da sua empresa para o seguro. “Causar um dano a um terceiro é um risco que qualquer empreendedor está correndo, especialmente os que prestam serviços in loco. Se isso acontecer com um cliente, então, além dos prejuízos financeiros, o estrago é ainda maior, por colocar em saia justa essa relação tão importante para a saúde dos negócios”, diz Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. “Ninguém quer passar por essa situação, e justamente por isso existem opções no mercado de seguros que visam proteger todas as partes. Seguindo nossa missão de proteger o sonho de cinco milhões de imigrantes latinos nos EUA, é nosso dever jogar luz sobre essas soluções, que podem fazer a diferença quando houver algum incidente”, explica.
Para fabricantes e varejistas
Se um cliente compra um produto e por um defeito do produto o cliente se machuque, ele pode processar a sua empresa. A cobertura de Completed Operations vai ajudar nos custos da defesa.
Empreiteiros e prestadores de serviços
Se um prestador de serviços presta um serviço que danifique de alguma maneira a casa ou os pertences do cliente, a cobertura pode salvar o negócio sem prejuízo. Alguns prestadores de serviços que precisam do seguro são marceneiro, empreiteiro, eletricista, paisagista, encanadores e outros.
Como funciona esse tipo de seguro?
A seguradora vai cobrir os custos de uma defesa legal e pagar por qualquer acordo ou indenização originados em acidentes relacionados com os serviços concluídos e cobertos pela sua apólice.
Por exemplo, pode pagar pelo restauro, reparo ou substituição de um fogão que foi danificado por um armário mal instalado que caiu da parede depois do serviço concluído.
A extensão da cobertura pode abordar defeitos nos materiais usados para construir uma estrutura ou um mau funcionamento do sistema elétrico ou outro sistema interno, resultando em danos ao edifício ou a seus ocupantes.
Cobertura do Products and Completed Operations:
Três critérios definem a cobertura desse tipo de seguro.
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Motivo da reivindicação: se ela é sobre produtos da sua empresa ou serviço concluído que causou lesões corporais ou danos materiais.
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Quando aconteceu: se o ferimento ou dano à propriedade ocorreu depois que o produto não está mais na empresa ou depois que um serviço fora da empresa foi concluído.
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Responsabilidade: se o ferimento ou dano à propriedade estão vinculados aos produtos ou serviços da empresa.
Não estão cobertos
É importante entender o que está excluído da apólice já que nem todas as reivindicações feitas contra sua empresa são elegíveis para a cobertura. Estão fora da cobertura:
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Danos enquanto se está executando um serviço.
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Danos materiais do produto vendido. A cobertura cobre reivindicações de lesões ou danos materiais a terceiros, não ao produto.
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Danos materiais a bens danificados, já que isso remete a uma propriedade que já não se encontrava em boas condições, antes mesmo do início dos serviços de sua empresa.
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Recall, pois se sua empresa vende um produto que precisa ser recolhido, a cobertura de operações concluídas com produtos não se aplica a danos associados a esse recall.