O que um franqueado faz?

O que um franqueado faz? / Foto: Andrea Piacquadio / Pexels
Foto: Andrea Piacquadio / Pexels

Em artigo inédito, Bernard Biolchini (CEO da Pentagonal Seguros) aborda os deveres e obrigações de quem opta por um negócio no sistema de franquias

Partindo do pressuposto que uma franquia tem maior probabilidade de conquistar o sucesso, conforme abordei em uma de minhas recentes colunas, cabe destacar quais são as características de quem decide seguir este modelo de negócios, assim como seus respectivos deveres e obrigações.

A Pentagonal, por exemplo, disponibiliza três modelos de franquias – que variam de acordo com o perfil de investimento e do espaço físico onde serão exercidas as atividades. É possível atuar em Home Office, no perfil Executivo I (sala até 50m) ou no perfil Executivo II (salas maiores que 50m ou lojas).

Obrigações do franqueado

Além de ser responsável por operar o negócio seguindo os padrões estabelecidos pelo franqueador, o proprietário de uma franquia precisa ter extrema atenção às diretrizes e padrões estabelecidos pela marca antes de começar a atuar. Isso inclui os produtos e segmentos de atuação, assim como o design e o layout do escritório ou loja. Também existem questões que envolvem o marketing e a publicidade, afinal, o padrão estabelecido pela rede precisa ser mantido.

É preciso ter em mente que tornar-se franqueado demandará investimentos não apenas relacionados às taxas de franqueamento, como também em equipamentos, aluguel e na formação do time de colaboradores. É preciso garantir, ainda, o pagamento dos royalties ao franqueador. Geralmente, o valor está atrelado a um percentual relacionado às vendas brutas.

A gestão do negócio é outra responsabilidade do franqueado. É preciso que o empreendedor faça uma boa gestão financeira e mantenha a equipe saudável e capacitada para garantir a excelência no atendimento ao cliente. Este processo fica muito mais facilitado quando se pode contar com o suporte adequado por parte do franqueador, uma vez que ele já sabe como fazer para obter sucesso e resultados na operação do negócio.

A importância do contrato

Como em qualquer relação corporativa, a leitura do contrato é fundamental. Nele, estarão listados todos os deveres e obrigações do franqueado, assim como as contrapartidas oferecidas pelo franqueador.

Normalmente, as cláusulas mencionam o cumprimento de metas, além do repasse de informações claras e transparentes à franqueadora. Essas informações envolvem, por exemplo, as vendas realizadas, os custos, as despesas e o faturamento.

Não cumprir com as condições acordadas no início do relacionamento pode causar a intervenção do franqueador na unidade e até mesmo ocasionar no seu fechamento ou na venda para outro empreendedor.

Por isso, estude e pesquise muito sobre o assunto. Não deixe de saber mais sobre a reputação da marca, além de colher o feedback de outros franqueados da rede. Mantenha o foco e caminhe rumo ao sucesso no mundo dos negócios!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Youse Seguros tem vagas abertas para Analista Sr. em Machine Learning e Compras
Youse Seguros tem vagas abertas para Analista Sr. em Machine Learning e Compras / Foto: Field Engineer / Pexels

Youse Seguros tem vagas abertas para Analista Sr. em Machine Learning e Compras

Seguradora 100% digital está com oportunidades para áreas de tecnologia,

Next
Seguro para itens pessoais garante diversão sem sustos em grandes festivais de música
Seguro para itens pessoais garante diversão sem sustos em grandes festivais de música / Foto: Wendy Wei / Pexels

Seguro para itens pessoais garante diversão sem sustos em grandes festivais de música

Calendário de grandes eventos musicais no Brasil tem início na última semana de

You May Also Like