As organizações realizaram mutirões voluntários de limpeza de praias em Fortaleza, Guarujá e Salvador
A Odontoprev, líder em planos odontológicos na América Latina, em parceria com a Sea Shepherd Brasil, unidade brasileira da maior organização sem fins lucrativos de proteção da vida marinha e do oceano do mundo, realizaram mutirões para a limpeza de praias do litoral brasileiro. Durante o mês de setembro, que é celebrado o mês da limpeza de praia, colaboradores da companhia percorreram praias de Fortaleza (CE), Guarujá (SP) e Salvador (BA). Como resultado das ações, foram recolhidos 40 Kg de resíduos e mais de nove mil itens, em 12 horas de trabalho, envolvendo 118 voluntários da companhia.
“Permanecemos vigilantes e ativos, priorizando continuamente a proteção ambiental. Estamos muito felizes com os resultados alcançados e reafirmamos nosso compromisso de organizar, anualmente, mutirões de limpeza de praias com a participação dos nossos colaboradores, durante o mês de setembro que é dedicado a essa causa”, comenta Thais Savian, Supervisora de Sustentabilidade da Odontoprev.
Projeto Expedição Ondas Limpas na Estrada
Em 2023, as organizações iniciaram o projeto Expedição Ondas Limpas na Estrada. Por mais de um ano, a bordo de um ônibus totalmente adaptado, voluntários da ONG e da empresa rodaram pelo litoral brasileiro, realizando a limpeza de mais de 300 praias em todas as regiões do país. Mais de duas toneladas de detritos foram retiradas das faixas de areia, além de contribuir para um estudo científico sobre os materiais encontrados e a qualidade do oceano, que teve também a participação da USP. Além disso, no trajeto,catadores de cooperativas de reciclagem receberam tratamento odontológico gratuito.
Uma das conclusões desta primeira expedição é que todas as praias do Brasil têm presença significativa de micro e macrorresíduos plásticos, sendo 91% do material analisado composto por plásticos. Foram 157 mil m² de praias analisadas – equivalente a 22 campos de futebol – e mais de 16 mil fragmentos de microplásticos e 72 mil macrorresíduos identificados.
			
						
										
										
										
										