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Open Finance: principais motivos para instituições financeiras, empresas e clientes aderirem ao sistema

Tokenização do mercado financeiro é principal tendência para os próximos anos, aponta Febraban/ Foto: Freepik
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Compartilhamento de dados é extremamente relevante para o futuro das operações financeiras online, com benefícios para todos os envolvidos

Com a implementação do Open Finance, empresas e clientes passaram a desfrutar de uma gama ampliada de vantagens na movimentação de dinheiro. Usuários consentiram em fornecer seus dados a companhias de diversos setores, como fintechs, seguradoras e varejistas, que se tornaram capazes de oferecer uma série de novos serviços integrados, produtos personalizados e benefícios.

Uma pesquisa da Open Finance Brasil, encomendada pela TecBan, mostrou que os brasileiros estão menos preocupados em compartilhar seus dados bancários. Segundo o levantamento, em 2021, 45,8% das pessoas tinham essa preocupação; no entanto, três anos depois, esse número caiu para 34%.

Diante dessa realidade, Roberto Monfort, diretor da vertical de Mercado Financeiro da multinacional brasileira FCamara, destaca a relevância do sistema e reforça a importância de as companhias investirem no recurso. “A rápida regulamentação já está gerando novas soluções, e outras mais devem surgir conforme o avanço do modelo nos próximos meses. Destaco que, apesar dos números, a população ainda possui ressalvas, mas é importante reforçar que o sistema traz diversas vantagens para instituições, empresas e consumidores”, conta.

Confira os principais benefícios do Open Finance, segundo Monfort:

Para as instituições financeiras

  • Mais informações sobre o cliente — O Open Finance proporciona acesso a um conjunto mais amplo de dados financeiros dos usuários. Com isso, as instituições financeiras podem ter uma visão completa e detalhada do público, permitindo entender seu comportamento e quais são seus serviços relevantes;
  • Fomento à inovação — Com as informações dos clientes, as instituições financeiras podem desenvolver soluções mais criativas, atendendo às demandas específicas do mercado e ganhando vantagem competitiva. Como resultado, impulsiona-se a inovação, rentabilidade e as novas tecnologias no setor financeiro.
  • Expansão de parcerias e ecossistema financeiro — O compartilhamento seguro de dados possibilita que as instituições estabeleçam parcerias estratégicas com outras empresas do setor relevantes ao seu público-alvo, como fintechs e seguradoras, expandindo a área de atuação e aprimorando os serviços já existentes. Isso resulta em um ecossistema financeiro mais aberto, colaborativo, com maior oferta e melhor desempenho.

Para as empresas

  • Melhor customização de ofertas — Empresas de diferentes setores também podem utilizar os dados financeiros compartilhados para entender melhor o perfil e o comportamento de seus clientes. Com essas informações, é possível trazer ofertas customizadas conforme o público principal, campanhas segmentadas por faixa etária e promoções sazonais.
  • Integração de serviços financeiros — O Open Finance permite que as empresas integrem serviços financeiros em suas plataformas e aplicativos. Isso oferece uma experiência mais conveniente para os clientes, que podem realizar transações sem sair da interface da loja em que está, por exemplo.
  • Segurança de dados – Todas as instituições que utilizam o Open Finance são regulamentadas e autorizadas pelo Banco Central e devem cumprir os requisitos exigidos pelo órgão, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por isso, há menos riscos de vazamento de informações e garantia de fiscalização e multas por descumprimento.

Para pessoas físicas

Os usuários, por sua vez, serão o centro dos esforços das instituições, tornando o segmento mais competitivo. Assim, eles poderão se beneficiar de ofertas mais vantajosas, mais poder de escolha, melhores experiências de compras em suas lojas favoritas e mais espaço para expor insatisfações.

“O compartilhamento de dados financeiros possibilita aos consumidores acessar uma maior diversidade de produtos e serviços. Isso obriga empresas a melhorarem e se atualizarem para conquistar e manter seus clientes, resultando em tentativas constantes de reduzir preços e aprimorar condições para superar a concorrência”, destaca Roberto.

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