Os monstros que assombram os times financeiros

Os monstros que assombram os times financeiros / Foto: Łukasz Nieścioruk / Unsplash Images
Foto: Łukasz Nieścioruk / Unsplash Images

Clara, fintech especialista em gestão de pagamentos, lista maiores fontes de medo desses profissionais

Monstros não existem, dizem os adultos. Mas, será? Muitos times financeiros são verdadeiramente assombrados por práticas tão obsoletas que impedem qualquer possibilidade de eficiência. Entre os hábitos que tiram o sono de quem é responsável por cuidar do caixa da empresa, está o acúmulo de papéis para reembolso, a falta de processos e automações e muitos (muitos!) sistemas para dar conta de tudo.

A Clara, fintech que oferece uma solução completa para que empresas realizem e gerenciem seus pagamentos em um só lugar, é especialista em entender o dia a dia de quem está à frente do financeiro e, nesse Halloween, listou as maiores fontes de medo desses profissionais.

  • Bruxa desaparece com recibos – Nas empresas em que a conciliação ainda é feita à mão, com cada entrada e saída tendo que ser conferida no papel impresso, às vezes parece que a bruxa está solta. Sempre falta uma nota ou um recibo, que coloca o time todo à procura e que reaparece como que por feitiçaria. A boa notícia é que já é possível exterminar de vez esse sofrimento, com uma solução como a da Clara, em que os comprovantes podem ser incluídos no sistema no momento em que uma compra é realizada, simplificando, assim, a vida dos colaboradores e do time financeiro.
  • Múmia de papéis – Quando a empresa não passou por um processo de digitalização e boa parte das tarefas ainda são realizadas de forma manual, sem nenhum tipo de automaçãoou apoio tecnológico, é inevitável que muitos papéis se acumulem. Como é comum faltar braço para dar aquela organizada, muitos documentos que já não têm utilidade ficam esquecidos por muito tempo, acumulando espaço e pó, tal como uma múmia.
  • Frankenstein de sistemas financeiros – No processo de modernização, é comum que empresas acabem contratando diversos softwares e sistemas diferentes, para atender múltiplas necessidades. O resultado disso é um verdadeiro Frankenstein, que dificulta a visualização do todo e acaba prejudicando na tomada de decisão.
  • Fantasma das contas esquecidas – São muitas as contas a pagar dentro de uma empresa e, quando algo escapa, seja por desorganização ou por problemas no fluxo de caixa, é inevitável que credores apareçam como fantasmas para assombrar o time financeiro. Essa situação pode ser contornada com soluções que permitem a automatização do pagamento e, ao mesmo tempo, garantam acesso a um limite de crédito.
Total
0
Shares
Anterior
BRB é líder em crédito imobiliário e atinge 55% de participação no mercado do DF
BRB é líder em crédito imobiliário e atinge 55% de participação no mercado do DF/ Foto: Unsplash

BRB é líder em crédito imobiliário e atinge 55% de participação no mercado do DF

Banco concedeu um total de R$ 3,3 bilhões em financiamentos no País

Próximo
Insegurança na compra e venda de milhas promove tecnologia ao setor
O consultor Rodrigo Marroni / Foto: Divulgação

Insegurança na compra e venda de milhas promove tecnologia ao setor

Plataformas de gestão e controle de dados contornam os riscos das planilhas

Veja também