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Black Friday: como o modelo D2C aproxima indústria do consumidor e consolida as vendas do setor

Foto: Freepik
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Indústria foca em vendas diretas ao consumidor final como forma de melhorar performance e oferecer melhor experiência de compra

A chegada da Black Friday causa sempre uma movimentação no comércio, seja ele digital ou presencial. Mas não é só esse mercado que está de olho na data; um segmento que tem utilizado estratégias para chamar a atenção de seu público nos últimos anos é o industrial. A proposta do setor é focar no modelo D2C (direct to consumer), ou seja, venda direta ao consumidor sem a intermediação do varejo, oferecendo uma experiência de compras diferenciada.

O D2C deve ganhar ainda mais força nos próximos anos. Nos Estados Unidos, por exemplo, as vendas diretas chegaram a faturar US$ 31,6 bilhões em 2022, um aumento de 41,4% se comparado com 2021, segundo um relatório divulgado pela eMarketer. O Brasil deve seguir essa tendência.

O modelo tem sido uma aposta de empresas em diversos setores, além de uma estratégia importante para aproximar o fabricante do seu público-alvo, como explica Roberto Monfort, diretor da vertical Multisector na FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.

“O modelo de negócios D2C é extremamente vantajoso para marcas que desejam se manter competitivas no mercado, pois amplia o público interessado. A loja passa a vender tanto para outras empresas quanto para o consumidor final, que terá sua jornada mapeada de ponta a ponta. A partir disso, é possível otimizar as ações de marketing e aumentar a captação de leads, resultando em um número maior de vendas”, ressalta Monfort.

Além da aproximação com o público, o especialista destaca outros benefícios desse modelo de negócios:

Preços mais competitivos

Como a venda é feita de forma direta, sem intermediários, os custos com a distribuição dos produtos acabam ficando menores. O resultado disso é um valor mais baixo repassado aos consumidores, o que conta pontos para a satisfação do cliente.

Expansão do público

Se antes a indústria vendia apenas para outras empresas parceiras, fabricantes e distribuidoras, agora o consumidor final também entra na jogada. Isso aumenta o escopo de público da marca e, consequentemente, as vendas. Além disso, a indústria também passa a ser capaz de estudar os hábitos e descobrir as preferências de seus compradores por meio do e-commerce.

Maior controle sobre a experiência da marca

O D2C é um canal de conexão entre a empresa e o consumidor. Ele evita possíveis impactos negativos relacionados aos intermediários, pois quando se tem o controle da transação, fica mais fácil criar estratégias de compras personalizadas e reforçar os principais valores da marca.

Importante destacar que as indústrias que conseguirem criar os seus próprios canais de venda utilizando as tecnologias e as ferramentas disponíveis se destacam diante da concorrência, já que têm um número maior de dados e informações referentes a seu público, podendo ser mais estratégicos e proporcionando uma experiência completa de ponta a ponta.

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