Programa de educação corporativa é pioneira no segmento e traz 140 horas de conteúdo de excelência
A OSSEL Assistência, maior empresa funerária de São Paulo, lança o curso OSSEL Ensina, que visa elevar os padrões do setor, por meio do programa de educação corporativa. A iniciativa é inédita e pioneira no setor, já que é a primeira vez que uma funerária se fortalece também como instituição de ensino, focada em educação corporativa.
Com quase 40 anos de experiência e milhares de atendimentos, a empresa oferece treinamento com 140 horas de conteúdo, dividido em oito módulos, abrangendo desde a história do setor até tanatologia, psicologia do luto, documentação e legislação, além de comunicação assertiva com clientes. O curso, inicialmente disponível para 40 colaboradores, será expandido para outros profissionais do ramo e, em breve, contará com uma versão online para maior alcance.
As aulas de toda a grade curricular oferecida serão divididas entre teóricas e práticas, entre a sala de aula e o laboratório técnico – ambos localizados na unidade velório OSSEL Assistência (Rua 7 de Dezembro, Nova Gerty, São Caetano – SP). O projeto pioneiro tem como objetivo central a educação corporativa, com formação curricular.
“Somos a primeira funerária a formar, educar e certificar em nível estadual (Estado de São Paulo, com registro em cartório) a pessoa em agente funerário, em um profissional do luto qualificado e humano, pilares importantes que temos como base diante dos ensinamentos do Arany Marchetti, fundador da OSSEL Assistência. Outra novidade é que, além dos cursos do segmento funerário, outros serão oferecidos para todos que desejam se qualificar com excelência”, explica Regina Célia Alves Diniz, diretora administrativa e operacional da unidade OSSEL Assistência de São Caetano, além de autora do projeto OSSEL Ensina.
Segundo a diretora, o curso educacional começou a ser ‘desenhado’ há cerca de um ano, diante da necessidade em absorver funcionários do mercado. “Para trabalhar na empresa precisa ter, além dos conhecimentos técnicos, muita psicologia ao lidar com os clientes, porque eles estão com a gente na pior fase da vida, momento de dar adeus a um ente querido. Então, esse associado merece respeito, agilidade nos processos, discrição e acolhimento. O objetivo é, mais uma vez, subir a régua dos serviços prestados. O curso é para aquele que já trabalha no setor e também para os profissionais livres que queiram ingressar na área e ter sucesso”, complementa.
Em breve, a formação educacional segue disponível também para outras empresas do ramo, com um conteúdo personalizado que inclui aspectos institucionais e legislações específicas de cada localidade e de acordo com cada CNPJ. “Queremos fomentar a educação corporativa dentro de cada empresa. Para isso, o projeto passou pela aprovação e fiscalização do Inova OSSEL, área de inovação da empresa, com corpo docente que valida as iniciativas junto às áreas operacional, jurídica, contábil e administrativa. Desta forma, o projeto foi validado e aprovado. Vamos capacitar, ensinar, reciclar e formar pessoas”, enfatiza Regina Célia. Ao final do curso, os participantes recebem um certificado e têm a oportunidade de participar de uma cerimônia de formatura.
Para o empresário Cesar Marchetti, que preside a OSSEL Assistência e também o Grupo Unifor, a iniciativa além de pioneira, é revolucionária. “Por trás de um projeto educacional como esse há uma equipe enorme que estruturou todas as etapas para que a pessoa que se forme com a gente tenha sucesso e eleve o nível de conhecimento. Estamos ansiosos e animados com essa nova missão porque sabemos que será grandiosa”, conclui.