Percepções sobre tecnologia e consciência ambiental crescem, aponta estudo da ESPM
O Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM), da ESPM, analisou percepções, intenções de compra e tendências comportamentais. A pesquisa “Perspectivas de Consumo para 2026” identificou que, mesmo diante de um cenário global complexo, os consumidores demonstram confiança em relação ao futuro: 54% dos entrevistados se dizem otimistas ou muito otimistas com a economia brasileira, percentual que sobe para 62,1% quando avaliam suas próprias perspectivas financeiras.
Apesar do otimismo, os principais pontos de atenção continuam ancorados em questões internas. Economia, saúde e bem-estar e estabilidade no emprego aparecem como as três maiores preocupações para 2026. Segundo Marcelo Carvalho, coordenador da pesquisa, o resultado indica que, “embora atentos ao contexto global, os consumidores direcionam sua energia para desafios práticos da vida cotidiana”.
Os dados mostram uma tendência em relação aos gastos: 73,6% dos consumidores pretendem manter ou aumentar o nível de consumo em comparação a 2025. As decisões de consumo para 2026 estão concentradas em três categorias-chave: “Alimentos e bebidas”, “Roupas e acessórios” e “Viagens nacionais”. Esses segmentos surgem tanto como áreas de possível aumento quanto de redução de gastos, refletindo sua relevância na rotina e no orçamento das famílias.
“O indicador reforça uma postura cautelosa, mas positiva, abrindo espaço para oportunidades de mercado em diferentes categorias”, comenta Marcelo Carvalho.
Quando estimulados a imaginar um cenário com tempo e recursos financeiros ilimitados, a maioria dos consumidores (77,7%) declara que gostaria de fazer uma viagem. O coordenador da pesquisa avalia que os consumidores buscam bem-estar, realização e qualidade de vida — e a viagem segue representando um dos maiores símbolos dessa busca.
O levantamento considerou também o uso da tecnologia, percebida como a tendência de maior impacto no consumo para 2026. Ao lado dela, o consumo sustentável e consciente avança na agenda dos consumidores, evidenciando um movimento de maior responsabilidade ambiental e atenção ao impacto das escolhas individuais.
“Os entrevistados reconhecem um aumento tanto pessoal quanto coletivo no uso de tecnologia e na consciência ambiental. Essa percepção ampla pode indicar uma transformação comportamental, que ultrapassa hábitos individuais e se reflete no olhar da sociedade”, finaliza Marcelo.
Os desejos para o novo ano: paz, amor e saúde
Ao serem convidados a definir 2026 em uma palavra, três termos lideram as respostas: paz, amor e saúde. O resultado revela um conjunto de desejos profundamente humanos, conectados ao equilíbrio emocional e ao bem-estar, temas que continuam guiando as expectativas para o próximo ciclo.
Metodologia
Com nível de confiança de 95%, a pesquisa, conduzida pelo CEAM – Centro de Estudos Aplicados de Marketing, utilizou métodos quantitativos e qualitativos com 400 participantes. O estudo utilizou dados coletados via painel online e foi composta por participantes de todas as regiões do Brasil, selecionados por quotas seguindo critérios da ABEP (sexo, classe social, regionalidade e renda). As análises incluíram técnicas descritivas e multivariadas.
