Ouribank cria Hub de Soluções com apoio da Sensedia e reduz em 60% o tempo de integração com parceiros globais

Foto por: GuerrillaBuzz/ Unsplash Images
Foto por: GuerrillaBuzz/ Unsplash Images

Parceria estratégica com a Sensedia resultou em um novo Portal de APIs, que otimiza a governança, acelera a integração de parceiros com 60% de redução no lead time, capacita o processamento de mais de 2 milhões de operações mensais e impulsiona a estratégia do Hub de soluções do Ouribank

No dinâmico setor financeiro, onde a agilidade e a capacidade de adaptação são diferenciais competitivos, o Ouribank se destaca como uma instituição focada em soluções globais.

Sua jornada de modernização, que visava a expansão de mercado e novos parceiros – incluindo fintechs e a viabilização de negócios internacionais – dependia diretamente de uma robusta estratégia de APIs e integrações, através do foco intenso no avanço tecnológico.

Fundado em 1979 como Ourinvest, a instituição ao longo dos anos consolidou sua expertise no mercado de câmbio. Em 2024, evoluiu para Ouribank, redefinindo seu posicionamento para se tornar “o banco que abre o mundo” e expandir novas possibilidades aos clientes.

Atuando no setor de serviços financeiros, o Ouribank hoje se apresenta como um banco completo, com unidades de negócios que englobam desde Banco de relacionamento até um Hub de Soluções para operações digitais.

Em termos de escala, o Ouribank demonstra uma robustez notável: conta com mais de 470 colaboradores dedicados e atendeu mais de 800 mil clientes só em 2024. No mesmo ano, transacionou mais de R$ 164 bilhões em câmbio total, impulsionado por um crescimento anual de 35,2% nos últimos cinco anos.

Com a ambição de se tornar um banco altamente conectado ao mercado e posicionar a tecnologia como um ativo estratégico, o Ouribank iniciou a oferta de soluções através do seu hub de serviços financeiros. Um dos principais objetivos era viabilizar a operação de empresas internacionais no Brasil, que já demonstravam grande interesse em atuar no país e necessitavam de meios eficientes de pagamento e câmbio para seus clientes locais.

Essa nova e ambiciosa oferta de negócios, aliada à necessidade de modernização do legado e da infraestrutura tecnológica, trouxe um cenário desafiador. Embora o Ouribank tivesse uma arquitetura já segmentada por domínios de negócio, com mais de 1 mil endpoints criados, a gestão dessas APIs se tornou complexa. Havia uma baixa governança, gerando redundâncias e pouca visibilidade sobre o consumo dos recursos.

Além disso, a experiência de onboarding para novos parceiros era um ponto crítico. A prospecção e integração eram feitas por meio de uma documentação simplificada que, apesar de funcional inicialmente, gerava atrito e se mostrava insuficiente para a escala desejada.

Esse processo era lento e oneroso, impactando diretamente o time to market e a capacidade de crescimento escalável. Era evidente que o banco não conseguiria viabilizar sua nova oferta sem uma reorganização interna e a adoção de uma tecnologia em um patamar superior.

Tendo o API Management como um dos pilares de seu plano estratégico de tecnologia e a necessidade de uma solução “plug and play” e rapidamente implementável, o Ouribank iniciou um rigoroso processo de seleção e busca por um parceiro tecnológico.

A equipe avaliou inúmeros players do mercado e seu objetivo não era apenas encontrar uma ferramenta de API, mas uma plataforma completa que oferecesse um portal do desenvolvedor robusto e que tivesse a maior compatibilidade com o momento arquitetural do banco, além de propriedade técnica no tema e um claro roadmap de evolução futuro.

Sensedia demonstrou a maior sinergia com o Ouribank e a capacidade de tracionar o tema na velocidade necessária.

Com a escolha da Sensedia como parceira tecnológica, o Ouribank estruturou a dinâmica de trabalho em três frentes principais:

  • implantação técnica da solução e de todos os módulos de API Management;
  • reformulação do portal do desenvolvedor para otimizar a interação com parceiros;
  • e capacitação das equipes internas, visando melhorias no atendimento, processamento de métricas e gestão das APIs.

Para Marcelo Maylinch, CIO do Ouribank, a maturidade adquirida com a chegada da Sensedia transformou os cenários em antes e depois, com um salto no conhecimento sobre a tecnologia e as premissas técnicas necessárias para a efetividade da estratégia.

Estratégia de APIs e integrações: uma das maiores habilitadoras da modernização do banco

A modernização da oferta do Hub de Soluções foi o principal motor da transformação liderada pelo Ouribank, com apoio da Sensedia. A instituição passou a criar e operar novos modelos de negócios, oferecendo soluções completas de conta, pagamentos e câmbio integrados via APIs.

Para isso, o banco também precisou repensar a experiência de onboarding, otimizar a governança de APIs e escalar o processamento das operações com segurança e visibilidade.

“Um dos nossos grandes acertos foi no Dev Portal. Tínhamos pouca estrutura para os desenvolvedores, e rapidamente implantamos uma versão white label que a própria Sensedia disponibiliza. Aplicamos nosso design system e, em menos de um mês, tínhamos um portal no ar, o que trouxe um ganho rápido para todo o contexto”, conta Marcelo Maylinch.

Além do Developer Portal e a plataforma de API Management, a Sensedia passou a apoiar com soluções como API Gateway, Adaptive Governance e Flexible Actions, que garantem segurança, governança inteligente e automação flexível nas integrações via APIs.

Após 1 ano de implantação da primeira fase do projeto, com mais de 20 parceiros globais e locais integrados ou em integração ativa, a arquitetura de APIs evoluiu para um modelo de API Products, permitindo modularidade, personalização e governança.

Com uma arquitetura híbrida, hoje o Ouribank já opera também em cloud AWS, visando escalabilidade e aproveitando o DNA da Sensedia para estruturar uma prateleira de serviços cada vez mais sinérgica e eficiente.

Ganhos após 1 ano da primeira fase:

  • +20 parceiros globais e locais integrados ou em integração
  • +2 milhões de operações por mês processadas via APIs
  • 60% de redução no lead time de integração com novos parceiros
  • 98 endpoints disponíveis no portal
  • Mais de 50% de redução em erros após a integração
  • 99,5% de disponibilidade e confiabilidade operacional

Agilidade na integração com parceiros: diferencial para a escalada dos negócios

Para o CIO, a redução no lead time de integração com novos parceiros foi o ganho mais significativo. “A redução no tempo de integração com parceiros foi, sem dúvida, o ganho mais relevante”, aponta Maylinch. “Nosso objetivo de escalar o Hub de Soluções do Ouribank, integrar fintechs e viabilizar negócios internacionais via APIs precisava de uma estratégia robusta de API Management e encontramos isso na Sensedia. É esse pilar que sustenta hoje nossa capacidade de crescer com agilidade, controle e segurança”, conclui.

A parceria entre Ouribank e Sensedia trouxe benefícios significativos, como maior agilidade na integração de serviços financeiros, segurança aprimorada e uma experiência digital mais fluida para os clientes. Com a expertise da Sensedia em APIs e inovação, o Ouribank está preparado para continuar seu crescimento no mercado, ampliar seu ecossistema de parceiros e atender às demandas futuras do setor financeiro de forma escalável e eficiente.

Total
0
Shares
Anterior
Departamento Jurídico da BB Previdência conquista certificação AB2L pelo segundo ano consecutivo
Roberta Lima/ Foto: Divulgação

Departamento Jurídico da BB Previdência conquista certificação AB2L pelo segundo ano consecutivo

Instituição recebe a Certificação AB2L Infinite de Inovação Jurídica 2025

Próximo
Susep participa de evento sobre Letra de Risco de Seguros (LRS)
Susep / Reprodução

Susep participa de evento sobre Letra de Risco de Seguros (LRS)

Mesa redonda, organizada pela FGV, foi realizada hoje em São Paulo

Veja também