Tokio Marine

Para 78%, digitalização melhora a experiência com serviços no sistema financeiro, diz pesquisa

Divulgação: Freepik
Divulgação: Freepik

Levantamento da ABBAAS e Locomotiva revela a percepção dos brasileiros sobre os serviços financeiros oferecidos por bancos não tradicionais

A pesquisa “Relação dos brasileiros com canais de serviços financeiros e Banking as a Service (BaaS), realizada pela ABBAAS (Associação Brasileira de Banking as a Service), em parceria com o Instituto Locomotiva, mostra que oito em cada dez brasileiros concordam que os serviços financeiros digitais mudaram para melhor o sistema financeiro. Entre os respondentes, 79% defendem que autoridades e governantes devem incentivar maior concorrência na oferta de serviços financeiros em benefício dos consumidores.

Os dados revelam que os avanços trazidos pelos serviços financeiros digitais são bem avaliados pelos usuários. Para 78%, os serviços financeiros digitais ajudam a economizar tempo, permitindo resolver tudo pelo aplicativo.

Além disso, 78% dos entrevistados dizem que a digitalização democratizou o acesso ao crédito no Brasil, tornando mais fácil obter um cartão em lojas e fintechs do que em bancos convencionais

Marcelo Schucman, diretor da ABBAAS, diz que o Banco Central teve papel fundamental nessa evolução, especialmente com a abertura do mercado de adquirência, em 2013, ampliando a concorrência e favorecendo o desenvolvimento de um ambiente mais competitivo, inovador e inclusivo.

“A evolução do marco regulatório trouxe mais segurança jurídica e abriu espaço para a inovação no setor. Com regras mais claras, mais empresas puderam oferecer serviços financeiros, o que ampliou o acesso da população e impulsionou o desenvolvimento do mercado como um todo”, afirma Schucman. A pesquisa mostrou ainda que a utilização dos serviços financeiros já é uma realidade na vida dos brasileiros, mas os termos técnicos ainda são pouco conhecidos pela população. Apenas 14% dos brasileiros afirmam conhecer bem o conceito de BaaS, embora seis em cada dez já tenham se sentido beneficiados por soluções oferecidas fora do sistema bancário tradicional.

Para 82% dos entrevistados, é um direito do consumidor poder adquirir serviços financeiros de outras empresas, não só dos bancos tradicionais.

“Os resultados mostram que o consumidor brasileiro já está familiarizado com formas mais simples de acesso ao crédito, como o crediário, os cartões de fidelidade e os programas de benefícios. O BaaS veio para potencializar essa relação, oferecendo uma experiência mais eficiente, conveniente e diversificada”, afirma Schucman.

As regiões Nordeste (61%) e Sudeste (59%) concentram os maiores percentuais de pessoas que se dizem beneficiadas por serviços financeiros digitais.

A pesquisa ABBAAS/Locomotiva ouviu 1.000 pessoas de todo o país. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Total
0
Shares
Anterior
Ricardo Rodrigues é o novo Country Head da divisão Automotiva da Continental no Brasil
Ricardo Rodrigues, Country Head da divisão Automotiva da Continental no Brasil

Ricardo Rodrigues é o novo Country Head da divisão Automotiva da Continental no Brasil

O executivo acumulará funções, mantendo seu atual cargo como Diretor de Veículos

Próximo
Julho Verde: 30 mil brasileiras são diagnosticadas com cânceres ginecológicos a cada ano
Foto por: Hush Naidoo Jade Photography/ Unsplash Images

Julho Verde: 30 mil brasileiras são diagnosticadas com cânceres ginecológicos a cada ano

Durante o mês de conscientização, é fundamental ir além do câncer do colo do

Veja também