Modelo aumenta poder de compra daqueles sem acesso ao crédito tradicional, permitindo parcelamento de valores maiores sem necessidade do cartão
Por muito tempo, o equilíbrio financeiro foi sinônimo de sacrifícios. Agora, com tecnologias de crédito e novas modalidades de pagamento, os consumidores podem ter mais acesso a produtos e serviços sem impactar profundamente as finanças. É nesse cenário que, aliado das soluções de pagamento mais flexíveis, o modelo Buy Now, Pay Later (BNPL), ‘Compre Agora, Pague Depois’, ou o “parcelamento sem cartão de crédito”, tem se destacado como alternativa atraente. Isso porque o recurso permite parcelar as compras sem uso de cartão e com um processo fácil, simples e 100% digital. Ou seja, a solução amplia o acesso a produtos e serviços. Assim, é possível adquirir itens de maior valor, sem comprometer o orçamento mensal.
Francisco Ferreira, CTPO da Geru, primeira fintech de crédito totalmente online do Brasil, explica que, apesar de ainda não ser amplamente conhecida, a modalidade traz muitas vantagens. “Modelos como o GeruPay, nosso método de parcelamento sem cartão, oferecem aos consumidores uma flexibilidade financeira significativa, permitindo que eles façam compras importantes, sem comprometer o orçamento imediato. O sistema empodera os consumidores, oferecendo maior controle sobre seus gastos, proporcionando uma alternativa mais acessível ao crédito tradicional. Outra vantagem é que o BNPL permite a tomada de decisões financeiras mais informadas e equilibradas, sem o risco de dívidas excessivas”, afirma.
A seguir, o empreendedor destaca sobre os principais benefícios que esta modalidade traz. Confira!
1 – Parcelamento prolongado
Ao permitir que as pessoas dividam o valor total de uma compra em parcelas mensais, a solução de BNPL oferece uma alternativa ao pagamento integral de uma vez só. Essa flexibilidade financeira beneficia quem eventualmente teria que adiar ou abrir mão completamente da compra por não ter o valor disponível para pagar à vista. O parcelamento permite que o comprador se planeje melhor, distribuindo o custo ao longo de um período que se ajuste à sua capacidade financeira. “O planejamento financeiro, aliado a soluções como o GeruPay, permite que o consumidor conquiste produtos de maior valor, que normalmente não conseguiriam pagar no débito sem entrar no cheque especial”, garante Ferreira.
2 – Maior poder de compra
A modalidade não só permite que o consumidor se organize melhor financeiramente através do parcelamento, sem recorrer a um cartão ou ter que passar por uma análise bancária mais profunda, como também aumenta o poder de compra de quem não tem acesso fácil a crédito. “Esse método de pagamento possibilita a compra de itens, que são, muitas vezes, vistos como luxo ou estão fora do alcance para muitas pessoas. Um dos exemplos é a aquisição de eletrodomésticos e outros aparelhos eletrônicos que exigem um investimento maior e tornam-se mais atraentes quando o custo pode ser diluído ao longo de vários meses”, pontua o CTPO da Geru.
3 – Previsibilidade de parcelas, sem surpresas
O modelo BNPL da Geru também permite o melhor planejamento dos gastos mensais, pois as parcelas são fixas e ficam disponíveis para visualização no aplicativo, o que também ajuda no controle financeiro. “Isso pode aumentar a confiança ao fazer uma compra mais cara, já que é possível saber exatamente quanto terá de pagar por mês, o que proporciona maior transparência e controle sobre os pagamentos. Essa estrutura clara e organizada ajuda a evitar surpresas financeiras, sem custos adicionais inesperados”, explica Ferreira.
4 – Facilidade de aprovação
Como o GeruPay e outras modalidades parecidas, normalmente, utilizam apenas a verificação de identidade e a análise de dados financeiros básicos para aprovação do cliente, muitas vezes, eles estão disponíveis para um público mais amplo do que o crédito tradicional. O processo também é simplificado, pois é integrado ao checkout de grandes plataformas de e-commerce. Isso aumenta a capacidade de compra de consumidores que, de outra forma, não teriam acesso a financiamento por meio de linhas de crédito mais tradicionais. “O processo de aprovação simplificado permite o acesso a crédito a consumidores sem histórico financeiro, aqueles com crédito limitado ou com um histórico recente que não seja suficiente para ser aprovado em bancos tradicionais. Como resultado, o BNPL oferece uma oportunidade valiosa para ampliar a inclusão financeira, permitindo que um número maior de pessoas participe do consumo de bens e serviços”, encerra o CTPO da Geru.