Quinzena do Seguro

Parecer do relator é pela aprovação da intervenção na segurança do DF

O parecer do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) recomenda que os deputados confirmem a intervenção na segurança pública do Distrito Federal decretada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como resposta aos atos de vandalismo realizados neste domingo em Brasília. A proposta que confirma a intervenção (MSC 14/23) será votada pela Câmara dos Deputados na noite de hoje.

Em seu parecer, Pereira Júnior afirma que os atos criminosos cometidos por golpistas que invadiram a Praça dos Três Poderes são incompatíveis com os fundamentos democráticos da Constituição: incitam a ruptura com a ordem constituída; conclamam a dissolução das instituições democráticas e dos Poderes instituídos; e exortam o estabelecimento de um novo governo, alicerçado em bases autoritárias e antidemocráticas.

Elaine Menke/Câmara do Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Rubens Pereira Júnior PT - MA
Rubens Pereira Júnior, relator da proposta de intervenção federal na segurança do DF

O relator afirmou ainda que as forças de segurança pública do Distrito Federal se mostraram incapazes de impedir, de coibir e de reprimir tais ataques intoleráveis ao Estado Democrático de Direito e ao patrimônio público, conduzidos por aqueles que tinham a inequívoca intenção de depor o governo democraticamente eleito, por meio de golpe de Estado.

“Com efeito, o governo do Distrito Federal e sua Secretaria de Segurança Pública foram, para dizer o mínimo, inábeis, negligentes e omissos ao cuidar de um tema tão sensível, porquanto se tratava de tragédia anunciada”, disse.

Pereira Júnior afirma ainda que há fortes indícios de que o descaso e leniência das autoridades distritais contribuíram para a dimensão dos atos de vandalismo.

Mais informações em instantes

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Com crescimento de 30%, rede de atendimento médico preventivo tem adesão de entregadores do iFood
Com crescimento de 30%, rede de atendimento médico preventivo tem adesão de entregadores do iFood / Foto: Norma Mortenson / Pexels

Com crescimento de 30%, rede de atendimento médico preventivo tem adesão de entregadores do iFood

Next
Leia a íntegra do discurso de Lira sobre a invasão da Câmara dos Deputados

Leia a íntegra do discurso de Lira sobre a invasão da Câmara dos Deputados

Senhoras deputadas, senhores deputados, Esta é uma sessão muito significativa

You May Also Like