Rodada pre-seed contou com o aporte de diversos investidores-anjo, incluindo FEA Angels, JUPTER, WIM Angels e Smart Value Investment (SVI); Recurso será aplicado em estratégias de tração e fortalecimento da marca no mercado
A Kultua, primeira peopletech do Brasil especialista em Diagnósticos de Cultura personalizados, Rituais de Gestão e People Analytics, concluiu uma rodada pre-seed no valor de R$ 745 mil. O primeiro aporte da startup, que chegou ao mercado em novembro de 2020 com recursos próprios (bootstrapping), é uma captação realizada junto a 33 investidores-anjo como a WIM Angels, FEA Angels, Sororité, JUPTER, JCS Venture e SVI, além de executivos e fundadoras de scale-ups. O recurso será usado, prioritariamente, em estratégias que ampliem o alcance das operações e conhecimento da marca.
O primeiro movimento será o lançamento de sua plataforma digital de diagnósticos de cultura, que trará novas parcerias com consultores autônomos no modelo B2B2B que queiram utilizar as ferramentas de dados da Kultua para promover a evolução cultural das empresas e clientes. “Nesta primeira rodada, temos o objetivo de acelerar o desenvolvimento de nossos produtos digitais escaláveis, validar nossas estratégias comerciais (Vendas e Marketing) e estruturar nosso time com colaboradores de dedicação em tempo integral. Começamos o contato com investidores em novembro do ano passado (após 1 ano em operações) e, em fevereiro deste ano, recebemos o primeiro aceno positivo de investimento”, explica Lívia Brandini, CEO e fundadora da Kultua.
De acordo com Brandini, no decorrer da rodada, houve um crescente interesse de novos investidores e a CEO resolveu postergá-la por mais seis meses com o intuito de captar o saldo disponível. “Em 2022, aumentamos nosso faturamento anual em 358% e pretendemos manter esse ritmo de crescimento também em 2023. Para isso, vamos acelerar o desenvolvimento dos nossos dois módulos da plataforma Kultua: o módulo de Pesquisas de Cultura com métricas personalizadas e em profundidade e o de gestão de práticas e rituais também customizáveis pelo cliente”, destaca a CEO.
Para ilustrar a importância da cultura nas organizações, os números do relatório “Global Culture Survey 2021” da PwC respaldam a máxima: segundo a pesquisa, 81% dos respondentes disseram que cultura é uma fonte de vantagem competitiva, 85% confirmaram a cultura como um tópico importante na agenda da liderança e para 88% a cultura permite o sucesso nas iniciativas internas de mudança. Ao participar desse contexto e endossá-lo, a Kultua, pioneira no segmento de peopletech, apresenta soluções automatizadas com personalização e processamento de respostas abertas de colaboradores com Linguagem Natural (NLP), entregando diagnósticos mais profundos sobre gaps entre a real cultura instala nas organizações versus cultura desejada e com menos vieses de pesquisa para nortear a gestão de mudança nas empresas.
“Entregamos resultados em profundidade até seis vezes mais rápido do que o mercado, com maior confiabilidade de dados e assertividade. Nossa ferramenta mede os gaps entre a atual cultura instalada e a cultura desejada pela empresa, trazendo indicadores de aderência na prática de seus atributos culturais e diretrizes esperadas. Ajudamos as empresas a descobrirem e priorizarem seus reais pontos fortes x desafios críticos com base em People Analytics mais confiáveis e efetivos”, finaliza a CEO, que não descarta a ideia de internacionalização e um eventual M&A no futuro.