Período de férias exige mais cuidado para quem vai pegar a estrada

João Merlin, Superintendente de Automóvel da Seguradora Zurich / Foto: Leonardo Rodrigues / Divulgação
João Merlin, Superintendente de Automóvel da Seguradora Zurich / Foto: Leonardo Rodrigues / Divulgação

Atenção e manutenção são os principais pontos para quem quer ter uma viagem de férias tranquila e segura

As férias de julho chegaram e antes de colocar o carro na estrada para aproveitar o período de descanso com a família, o motorista deve estar atento às condições do veículo para garantir a segurança dos viajantes. Isso inclui a verificação do estado de pneus, cintos de segurança, extintores e outros equipamentos. Dados do Ministério da Saúde divulgados em maio desse ano (*), mostram que em 2021, 33.813 pessoas morreram em decorrência de acidentes no trânsito. O número é aproximadamente 3,4% maior que o registrado em 2020. Os acidentes podem ser provocados por imprudência dos motoristas, mas também por falta de manutenção do veículo.

Um passo primordial para se fazer uma boa viagem de férias é garantir um trajeto sem problemas, para que todos cheguem e retornem com segurança. Segundo João Merlin, Superintendente de Automóvel da Seguradora Zurich, os cuidados que o motorista precisa tomar são básicos. “É importante estar atento aos veículos e manter sempre uma direção defensiva, observando as normas vigentes”, destaca.

Pensando em ajudar os motoristas a se preparem para as viagens de férias, a Zurich separou dicas para que todos possam aproveitar o momento com calma, tranquilidade e, principalmente, segurança.

1. Respeite as regras de trânsito

As regras de trânsito não estão aí à toa, elas servem para proteger motoristas e pedestres, de modo que ninguém saia ferido ou sem vida. Por isso, o motorista precisa estar atento às placas da estrada.

É importante que respeite o limite de velocidade e esteja atento as sinalizações, tanto em placas, como em vias. É somente através dessas sinalizações que ele saberá o local correto de realizar ultrapassagens ou fazer uma conversão. Além disso, quando houver, o motorista deve estar atento e respeitar os semáforos.

Outro ponto essencial é sempre manter uma distância segura do veículo à frente, poisisso garante o tempo necessário para que o veículo freie com tranquilidade, sem causar movimentos bruscos no carro e evitando possíveis acidentes.

Recomenda-se a utilização da “Regra 4-10” de direção defensiva em estradas: devemos sempre manter distância correspondente ao deslocamento percorrido em 4 segundos em relação ao veículo à frente. Por exemplo, se você estiver a 90km/h (ou 25 m/s), essa distância corresponde a 100 metros. E em casos em que seja necessário ultrapassar outros veículos, devemos sempre estar com campo de visão livre de no mínimo 10 segundos de deslocamento, sem veículos na faixa de ultrapassagem ou curvas na estrada, de forma a garantir a segurança necessária durante o procedimento.

2. Cuidado com distrações

A melhor forma de se evitar acidentes é ter atenção às vias. Assim, desviar os olhos da pista enquanto dirige pode ser algo fatal. O condutor precisa evitar fazer isto ao conversar com passageiros ou pegar objetos no interior do veículo. Também é importante estar descansado e sem sono para pegar no volante.

Quanto a enviar mensagens ou mexer no celular enquanto dirige: jamais! Planeje o percurso com antecedência, definindo previamente locais de parada e descanso, e, se for realmente necessário usar o telefone, peça ajuda a um passageiro ou pare em um local com segurança.

3. Manutenção e checklist do automóvel

Uma das formas mais eficazes de se evitar acidentes é garantir a boa manutenção do carro antes de viajar, bem como checar a documentação e itens essenciais com antecedência.

A dica de ouro da Zurich é fazer uma conferência geral do automóvel antes de qualquer viagem. “A verificação do veículo bem executada previne que o motorista seja surpreendido no meio de uma rodovia, ou até mesmo um local com pouca assistência, o que provavelmente evitará que ele tenha mais gastos”, explica Merlin.

Para ajudar a organizar o checklist dos motoristas, a Zurich preparou uma lista do que é indispensável verificar antes de qualquer viagem. Confira:

  • Condições das lanternas, faróis e do freio;
  • Calibragem de pneus e estepe;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Fluidos do motor e combustível;
  • Limpadores e desembaçadores dianteiros/traseiros;
  • Macaco, chave de roda e triângulo;
  • Rádio e antena;
  • Sistemas de segurança como alarme, travas elétrica e rastreador;
  • Cadeirinha (se houver criança);
  • Documentos do veículo e dos condutores;

4. Importância do seguro

  • Apólice de seguro renovada
  • Telefone do contato para acionar a assistência 24 horas
  • Cobertura de responsabilidade civil para possíveis problemas de despesas em caso de acidentes.

(*) Dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde com a base de dados consolidada do DataSUS (sistema de Informações de Mortes) para o ano de 2021.

Total
0
Shares
Anterior
PagBank lança cobrança via Pix e aprimora cobrança via boleto para tornar processo mais ágil e seguro
PagBank lança cobrança via Pix e aprimora cobrança via boleto para tornar processo mais ágil e seguro / Foto: Alexander Suhorucov / Pexels

PagBank lança cobrança via Pix e aprimora cobrança via boleto para tornar processo mais ágil e seguro

Novas funcionalidades permitirão que empreendedor emita QR Codes e boletos com

Próximo
Porto Seguro anuncia campanha de revisão preventiva para carros
Porto Seguro anuncia campanha de revisão preventiva para carros / Foto: Malte Luk / Pexels

Porto Seguro anuncia campanha de revisão preventiva para carros

Promoção está disponível em todas as unidades de Centros Automotivos em todo o

Veja também