Europ Assistance Brasil

Pesquisa mostra que homens investem para atingir os primeiros R$ 100 mil e as mulheres para tirar um ano sabático

Pesquisa mostra que homens investem para atingir os primeiros R$ 100 mil e as mulheres para tirar um ano sabático / Foto: Liza Summer / Pexels
Foto: Liza Summer / Pexels

Conduzida pela Rico, pesquisa indica, ainda, que mulheres estão pensando em construir legado e patrimônio; Enquanto os homens querem viver de forma independente e se especializar na profissão

Para os próximos dois anos, atingir os primeiros cem mil ou quinhentos mil reais é um dos principais objetivos dos homens. Já as mulheres pretendem tirar um período sabático e ficar sem trabalhar por um tempo, segundo a pesquisa realizada pela Rico, marca do Grupo XP Inc. Em parceria com a Mosaiclab, o estudo “Os desafios dos objetivos financeiros de curto prazo”, conduzido com 400 investidores da marca, revela que os públicos feminino e masculino possuem momentos atuais diferentes, mas possuem motivações e objetivos em comum quando o assunto é guardar dinheiro e investir.

Estabilidade nas finanças, independência financeira e segurança para enfrentar crises são as principais razões para mulheres e homens investirem com maior regularidade. No entanto, em relação a atual fase da vida pessoal, há diferenças entre o momento feminino e o masculino: 41% das mulheres estão pensando em construir legado, herança e patrimônio. Já entre os homens (30%), a fase é consolidação para viver de forma independente e se especializar na profissão.

Já entre os objetivos semelhantes, realizar uma viagem internacional lidera a lista tanto para eles (35%), como para elas (31%). Ambos têm intenção de comprar uma casa ou imóvel – 30% dos homens e 29% das mulheres –, além de empreender (28% e 27%, respectivamente). No entanto, enquanto homens almejam atingir um valor de dinheiro guardado (31%) ou quitar dívidas (28%) e as mulheres consideram reformar o lar (27%) ou tirar um ano sabático (26%).

Para atingir essas e outras metas financeiras, a pesquisa revelou que as mulheres tendem a manter uma maior regularidade dos investimentos, 30% afirmaram que sempre seguem os intervalos programados previamente e 48% delas investem pelo menos uma vez por mês. Já entre o público masculino, esses números são 24% e 41%, respectivamente. No entanto, em ambos os casos a quantia aplicada varia muito.

Na hora de investir, as mulheres são mais conversadoras: 70% investem na poupança, contra 56% dos homens. Na sequência, os dois perfis elegem tesouro direto (32%), mas os ativos de renda fixa são mais atrativos para elas (21%) do que eles (18%). O oposto acontece com ações e bolsas de valores em que os percentuais de investimento atuais se invertem entre eles.

A necessidade de investir melhor é uma prioridade para homens e mulheres (78%), inclusive, 55% do público feminino e 43% do masculino gostaria de saber a melhor forma de guardar dinheiro para atingir objetivos de curto prazo. Por essa oportunidade mapeada, a Rico desenvolveu a solução “Meus Objetivos”, que tem como objetivo apoiar o planejamento financeiro para a realização de sonhos, como viagens, aquisição de bens, e alcance de metas financeiras.

Para Pedro Canellas, head da Rico, pesquisas como essa são fundamentais para estreitar relacionamento e entregar soluções que estejam alinhadas às reais necessidades dos clientes. “Entender as demandas do dia a dia de cada um, independentemente do seu perfil, enriquece o desenvolvimento e aprimoramento das nossas soluções digitais e incentiva a utilização dessas novas ferramentas com o objetivo maior de incentivar o planejamento financeiro entre os clientes atuais e aqueles que estão por vir”, complementa.

Meus objetivos

A Rico lançou, em agosto, a solução “Meus objetivos” com a proposta de apoiar a organização financeira dos clientes. A estratégia é incentivar o planejamento adequado para a realização de sonhos, como a casa própria, uma viagem internacional ou um curso para aprimoramento profissional. Com o mote “A Rico tem o seu perfil. E a gente te ajuda a realizar o seu sonho”, a nova função indica quais podem ser os melhores tipos de investimento para a realização daquele sonho, levando em consideração o perfil de investidor do cliente e a determinação de um prazo para que ele possa alcançar seu objetivo.

Na plataforma, o cliente poderá escolher um ou mais objetivos disponíveis entre as opções pré-configuradas ou criar um objetivo próprio personalizado. Pela barra de progresso que mostrará o valor investido e seus rendimentos, será possível acompanhar a evolução do objetivo escolhido. No primeiro acesso do mês, será feito um cálculo para o investidor, mostrando se o aporte mensal recomendado para a realização daquele sonho é igual, maior ou menor em comparação com o mês anterior.

Total
0
Shares
Anterior
TEx e Bradesco Seguros lança novo serviço no TELEPORT e facilita a gestão por parte dos Corretores
TEx e Bradesco Seguros lança novo serviço no TELEPORT e facilita a gestão por parte dos Corretores / Divulgação

TEx e Bradesco Seguros lança novo serviço no TELEPORT e facilita a gestão por parte dos Corretores

O TELEPORT, plataforma de Gestão e MultiCálculo passa a contar com o Desconto

Próximo
Tokio Marine patrocina 38ª Conferência Hemisférica de Seguros – FIDES Rio 2023
José Adalberto Ferrara, Presidente da Tokio Marine / Foto: Divulgação

Tokio Marine patrocina 38ª Conferência Hemisférica de Seguros – FIDES Rio 2023

Evento reunirá lideranças empresariais e formadores de opinião de mais de 40

Veja também