Bradesco Seguros

Pesquisa revela os principais motivos que levam consumidores a não pagarem suas dívidas

Cresce o uso de Pix para pagar dívidas e cai o volume de boletos / Foto: Michael Lima / Unsplash Images
Foto: Michael Lima / Unsplash Images

Realizado com quase 150 mil pessoas, o estudo da Acordo Online revelou que desemprego e juros altos são os principais motivos apontados por usuários

A Acordo Online, plataforma white label brasileira de negociação de dívidas, com mais de 45 milhões de negociações realizadas, divulgou os resultados de uma pesquisa inédita com usuários em situação de inadimplência. O estudo, que teve a participação de quase 150 mil pessoas, revela um panorama preocupante sobre as dificuldades que os brasileiros enfrentam para quitar seus débitos e traz à tona os principais motivos que os impedem de honrar seus compromissos financeiros.

Segundo a pesquisa, o desemprego é o principal fator que contribui para a inadimplência no Brasil, afetando 36% dos entrevistados. A perda de trabalho ou a redução da renda familiar compromete diretamente a capacidade de pagamento das dívidas, levando muitas pessoas ao endividamento e à inadimplência.

Os juros altos (18%) e o descontrole financeiro (14%) também apareceram entre os principais motivos apontados pelos participantes da pesquisa. A falta de planejamento e educação financeira, aliados à cobrança de juros abusivos por parte das instituições credoras, dificultam ainda mais a situação dos devedores e os impedem de sair da inadimplência.

A pesquisa também destaca o impacto de doenças e licenças médicas (9%) e perda de renda (5%) na capacidade de pagamento das dívidas. Situações inesperadas que geram gastos com saúde ou podem levar ao surgimento de pendências, mesmo para aqueles que sempre honraram seus compromissos financeiros.

A antiguidade das dívidas (2%) e a falta de confiança nas empresas credoras (1%) também foram mencionados como motivos para a inadimplência. Sendo assim, a percepção de que as empresas não estão dispostas a negociar ou oferecer soluções justas para os consumidores, além da dificuldade em quitar dívidas muito antigas, contribuem para o cenário preocupante de saldo devedor no país.

Fernando Modenezi, CEO da Acordo Online, comenta os resultados da pesquisa: “Os dados da pesquisa revelam um panorama complexo e preocupante sobre a inadimplência no Brasil. Fatores como o desemprego, o descontrole financeiro, os juros altos, doenças e perda de renda impactam diretamente a vida de milhões de brasileiros, impedindo-os de quitar suas dívidas e levando-os a uma situação de inadimplência. É fundamental que todos os setores da sociedade, incluindo o governo, as empresas e os próprios consumidores, trabalhem em conjunto para encontrar soluções eficazes para combater esse problema e promover a inclusão financeira da população”.

A Acordo Online se coloca como uma importante aliada na luta contra a inadimplência. A plataforma oferece aos consumidores uma maneira segura, rápida e gratuita de negociar suas dívidas com diversas empresas credoras, possibilitando a regularização dos débitos e a renegociação dos termos de pagamento em condições mais justas e acessíveis.

Divulgação
Divulgação
Total
0
Shares
Anterior
Assist Card tira as principais dúvidas sobre contratação de seguro viagem para a prática de esportes de inverno
Assist Card tira as principais dúvidas sobre contratação de seguro-viagem para a prática de esportes de inverno / Foto: Maarten Duineveld / Unsplash

Assist Card tira as principais dúvidas sobre contratação de seguro viagem para a prática de esportes de inverno

Temporada de neve na América do Sul acontece entre junho e setembro, atraindo

Próximo
Tecnologias que deixam a sua cozinha mais segura
Tecnologias que deixam a sua cozinha mais segura / Foto: Freepik

Tecnologias que deixam a sua cozinha mais segura

Vamos explorar algumas das tecnologias que prometem revolucionar a segurança da

Veja também