O serviço ampara os viajantes em casos de emergências médicas, necessidades jurídicas, extravio de bagagens, cancelamento de viagens e perda de documentos
Com a chegada das férias de verão, muitas pessoas aproveitam para viajar em busca de novas experiências. De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), para 2023, a projeção é de crescimento de 36% nas vendas de pacotes para o período, em comparação com a temporada anterior.
Para além de arrumar as malas e escolher os passeios, outra tendência também vem crescendo no cenário das viagens nos últimos dois anos: a contratação de seguros de viagem, conforme dados da Confederação Nacional das Seguradoras. Mas, afinal, por que o Seguro Viagem vem se expandindo no Brasil e por que pode ser considerado um bom negócio para as férias de verão?
Cada empresa fornecedora de Seguro Viagem disponibiliza suas próprias coberturas. Mas, no geral, de acordo com o CEO da Universal Assistance no Brasil, Maurício Amaral, os serviços mais procurados são referentes a cancelamentos de viagens, malas extraviadas e assistência médica, principalmente depois da Covid-19.
“Atualmente, mais pessoas entendem que imprevistos em viagens podem acontecer e é necessário se planejar com relação a isso também, seja em viagens nacionais ou internacionais. Por isso, contratar um Seguro Viagem é a garantia de tranquilidade e proteção financeira em casos de emergência ou acidentes. A recomendação é de que, antes de embarcar, os turistas considerem a contratação de uma apólice adequada ao seu perfil e ao destino escolhido”, destaca Amaral.
O executivo de uma das empresas líderes no fornecimento de Seguro Viagem no Brasil listou os benefícios do serviço:
- Tranquilidade em casos de emergências médicas e odontológicas: durante as viagens, não são raras as vezes em que imprevistos relacionados à saúde acontecem. Esses infortúnios não são desejados por nenhum viajante, mas, infelizmente, podem acontecer. “Em viagens nacionais, principalmente no verão, é recorrente a incidência de intoxicações alimentares, viroses e insolação, por exemplo. Já nas viagens ao exterior, principalmente na Europa, com a mudança brusca de temperatura entre os países, é comum acontecer doenças respiratórias”, sustenta Amaral. O Seguro Viagem garante as assistências médicas e odontológicas em casos de emergências, acidentes e doenças, proporcionando a segurança de viagens sem preocupações.
- Cobertura para despesas médicas: os custos com tratamentos médicos, principalmente em outros países, podem ser elevados. Nesse caso, o Seguro Viagem oferece cobertura para as despesas, garantindo que o viajante receba atendimento sem comprometer seu orçamento.
- Cancelamento de viagens e extravio de bagagens: os imprevistos antes das viagens podem levar ao cancelamento. O seguro oferece cobertura para essas situações, possibilitando o reembolso. Além disso, em casos de extravio de bagagem, o serviço também oferece assessoria e suporte financeiro.
- Assistência em casos de perda de documentos: a perda de documentos, passaportes e de cartões de crédito também pode acontecer nas viagens. O seguro oferece assistência 24 horas para ajudar nessas situações, facilitando a resolução de contratempos e diminuindo a burocracia.
- Assistência legal em emergências jurídicas: essa opção é essencial para viagens ao exterior. Isso porque, mesmo que os viajantes fiquem atentos às leis e regras do destino, problemas podem ocorrer, principalmente os acidentes de trânsito, sendo importante estar amparado. A assistência jurídica no seguro- viagem cobre as despesas que o viajante tiver com honorários de advogados.
A Universal Assistance oferece há 40 anos assistência aos clientes durante as viagens, desde o planejamento. A companhia está presente em mais de 178 países e já atendeu mais de 10 milhões de viajantes ao redor do mundo. A empresa pertence ao grupo Zurich, um dos maiores do mundo no segmento, e fornece uma extensa rede de serviços de suporte para viagens com produtos adaptados às necessidades de cada turista.