Com o mercado financeiro se tornando mais acessível à população comum, cada vez mais brasileiros têm se interessado por investimentos. Dentre as inúmeras opções possíveis, uma tem se sobressaído: a de day trader. No ano passado, a bolsa de valores brasileira, B3, registrou a participação de 1 milhão de day traders, sendo que cerca de 30% operam com mini contratos.
Trading e a explosão de popularidade
No contexto do mercado financeiro, o termo “trading” se refere a um tipo específico de operação. São operações de curto, às vezes, curtíssimo prazo, que visam tirar vantagem de cada pequena oscilação da economia. Como se tratam de operações de alto risco e complexidade, muitos investidores recorrem à corretagem chave na mão para se aventurar neste mercado.
De acordo com a XP Investimentos, cerca de 70% dos traders operando na bolsa brasileira no ano passado, realizaram operações diárias , comprando e vendendo ações. No entanto, ainda falta conhecimento e experiência para boa parte deles. Dentre eles, não mais do que 1% sabem como utilizar ferramentas de gestão de risco, revelando um nível preocupante de amadorismo.
Embora as transações aconteçam em ritmo alucinante, é preciso ter visão de longo prazo. Acima de tudo, o sucesso e a longevidade deste profissional não dependem de sorte, mas sim de estratégia e do uso correto das ferramentas de mercado. Por este motivo, é fundamental escolher uma plataforma de trading com um histórico sólido de boa performance na bolsa.
Essas plataformas oferecem ferramentas indispensáveis para qualquer trader, como análise de dados e tendências, além do roteamento de ordens e acompanhamento de desempenho. Na medida em que novos investidores se interessam por trading, a demanda por estas plataformas segue em viés de alta.
Como escolher a melhor plataforma
Existem diversos tipos de plataforma de trading. Qual é a melhor? Isso vai depender do perfil de cada investidor. Plataformas como Profit Toro Trader possuem versões tanto para desktop quanto dispositivos móveis, sem comprometer suas funcionalidades ou a experiência do usuário. No entanto, quem estiver atrás de ferramentas de análise mais avançadas para identificar padrões sutis de mercado, pode recorrer a plataformas como a Profit Pro.
De um modo geral, as melhores opções recursos como execução automática de ordens, gráficos claros e detalhados, além de um conjunto de ferramentas para análises técnicas. Porém, antes de decidir, vale a pena fazer a boa e velha pesquisa de mercado, comparando preços, serviços e relação custo-benefício.
Além de escolher a melhor plataforma, é preciso também estar por dentro do que acontece neste mercado. Felizmente, não faltam opções de cursos online (alguns deles, gratuitos), com dicas valiosas sobre investimentos e economia no geral. O Clube Trader Toro oferece todas estas opções, além de corretagem zero para seus membros.
Um dia depois do outro
Operar com trading exige, além de muito conhecimento, estratégia, ferramentas apropriadas, raciocínio rápido e muito sangue frio. Cabe ressaltar que este mercado é extremamente volátil. Segundo dados da FGV, somente 3% dos day traders conseguiram lucrar no ano passado, revelando o despreparo da imensa maioria dos investidores.
Não faltam casos de investidores que perderam tudo na primeira tentativa e simplesmente, abandonaram a empreitada. Estes dados reforçam ainda mais a necessidade de operar com plataformas de trading de reconhecido sucesso.