Europ Assistance Brasil

Porto tem resultado histórico com aumento de 437% de lucro líquido no 2º trimestre e ultrapassa a barreira de R$ 1 bi de lucro no primeiro semestre

Porto abre inscrições para o primeiro Programa de Estágio de 2024 / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Receitas das verticais Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Bank tiveram crescimentos expressivos no trimestre de 14%, 32,2% e 9,1%, respectivamente, com acréscimo de 500 mil novos contratos no último ano, totalizando 12,7 milhões de clientes

Os resultados do último trimestre divulgados pela Porto nesta quinta-feira (10 de agosto) mostram que seu ecossistema, além de registrar números significativos, também aponta crescimento das receitas em todas as suas verticais de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Bank. Entre maio e junho de 2023, a companhia apresentou lucro líquido de R$ 705,6 milhões, um aumento de 437% comparado com o mesmo trimestre do ano passado. Além disso, foi ultrapassada a marca de R$ 1 bilhão no acumulado dos primeiros seis meses do ano. Foram resultados históricos para ambos os períodos.

A receita total da Porto apresentou um aumento de 17,6% no segundo trimestre (vs. 2T22), atingindo a marca de R$ 7.576,5 milhões. A rentabilidade sobre o patrimônio da companhia também obteve resultados expressivos, alcançando 25,8% no trimestre e incremento de 20,2 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano anterior (2T22) e 19,0% no semestre, elevação de 12,5 p.p. quando comparado ao primeiro semestre de 2022. Contudo, excluídos os efeitos dos ativos intangíveis, o ROAE ajustado foi de 27,8% no 2T23 e de 20,5% no 1S23.

A Porto teve expansão robusta na ampliação de base de clientes, que aumentou em aproximadamente 500 mil em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 12,7 milhões de consumidores e um total de 20,4 milhões de negócios.

Outro destaque foi o índice de eficiência operacional recorrente, que leva em consideração a soma das Despesas Administrativas em relação a Receita Total, que melhorou 1,3 p.p (vs. 2T22), decorrente dos ganhos de produtividade observados no período. O retorno sobre as aplicações financeiras (ex-previdência) geridas pela tesouraria da Porto foi de R$ 339,2 milhões no 2T23, o que representa uma rentabilidade equivalente a 100% do CDI. Os resultados do trimestre foram explicados pela variação das carteiras de ações que compensaram o carrego dos títulos atrelados à inflação. Em relação ao mesmo período do ano passado, o resultado financeiro aumentou 161,8%, atingindo R$ 330,9 milhões.

Na Porto Seguro, vertical que responde pelos produtos de seguros da companhia, as receitas do trimestre cresceram 14,0% (vs. 2T22), impulsionadas pela expansão em duplo dígito dos principais produtos. No Auto, os prêmios emitidos aumentaram 11,5% no trimestre (vs. 2T22), explicado pelo incremento de 100 mil carros na frota (vs. 2T22), decorrente do aumento das vendas, e pelas adequações na precificação. Os seguros Patrimoniais avançaram 20,5% (vs. 2T22), com destaque para o Empresarial, Residencial e seguros para Celulares. O seguro de Vida apresentou um crescimento de 25,9% (vs. 2T22). Já o Índice Combinado da vertical Porto Seguro melhorou significativamente, atingindo 85,1% (-14,4 p.p. vs. 2T22), explicado principalmente pela redução na sinistralidade do Auto.

Porto Saúde registrou alta de 32,2% (vs. 2T22) nas receitas, alavancada pela continuidade de uma expansão significativa do seguro Saúde em prêmios (+34,6% vs. 2T22) e em vidas (+16,7% vs. 2T22), ultrapassando 460 mil vidas seguradas no período. A sinistralidade do Seguro Saúde foi de 84,2% no 2T23, um aumento de 5,5 p.p. em comparação ao 1T23, em razão de uma retomada do comportamento pré-pandemia. A Companhia tem atuado com foco em tecnologias para redução de fraudes. Estima-se que essas iniciativas geraram um impacto recorrente entre 1,0 e 1,5 p.p. de redução no sinistro.

Os resultados da Porto Bank, vertical de negócios financeiros, seguem com as mesmas tendências de progresso. As receitas totais ultrapassaram R$ 1,1 bilhão, aumento de 9,1% em relação ao 2T22, com crescimento de mais de 260 mil negócios na vertical (vs. 2T22). Em Consórcio, destaque para a expansão de 22,2% nas receitas. No segmento de consórcio de veículos, as vendas aumentaram 85,4% no período. Já no imobiliário, esse incremento foi de 63%.

Já a inadimplência das Operações de Crédito acima de 90 dias ficou estável em comparação ao trimestre anterior e permaneceu 0,6 p.p. abaixo da média de mercado. A vertical manteve o rigor nas políticas de concessão, privilegiando o crédito para clientes que possuem relacionamento com a Companhia, e implantou novos instrumentos de cobrança que elevaram a recuperação de clientes devedores. O foco na gestão de risco e a melhor qualidade da carteira de crédito continuam sendo pilares do crescimento sustentável.

No segmento de Serviços, o avanço nas parcerias estratégicas contribuiu para um aumento de 20,2% nas receitas (vs. 2T22) e a uma expansão significativa na quantidade de usuários no modelo B2B nos últimos 12 meses (+41,0% vs. 2T22), em linha com a estratégia da companhia de gerar valor através da ampliação da oferta de serviços para novos públicos e segmentos.

Cabe destacar ainda que a Porto segue obtendo reconhecimentos importantes nos últimos meses: a companhia foi eleita a 2ª marca mais forte do país pela Brand Finance. Também venceu o prêmio Exame Melhores do ESG na categoria Serviços Financeiros.

Principais destaques (2T23 em comparação com 2T22):

  • Receita Total: R$ 7.576,5 milhões (+17,6%)
  • Receita Porto Seguro: R$ 5.056,1 milhões (+14,0%)
  • Receita Porto Bank: R$ 1.115,8 milhão (+9,1%)
  • Receita Porto Saúde: R$ 1.069,7 milhão (+32,2%)
  • Receita Serviços: R$ 134,8 milhões (+20,2%)
  • Lucro Líquido: R$ 705,6 milhões (+437,0%)
Total
0
Shares
Anterior
Presidente do Grupo Bradesco Seguros, Ivan Gontijo apresenta panorama sobre o mercado segurador brasileiro
Ivan Gontijo, Presidente do Grupo Bradesco Seguros / Foto: Universo do Seguro

Presidente do Grupo Bradesco Seguros, Ivan Gontijo apresenta panorama sobre o mercado segurador brasileiro

Executivo recebeu aproximadamente 20 profissionais de imprensa nas instalações

Próximo
Glaucia Smithson é a nova vice-presidente de Parcerias Estratégicas Multicanais da Prudential do Brasil
Glaucia Smithson, vice-presidente de Parcerias Estratégicas Multicanais da Prudential do Brasil / Foto: Divulgação

Glaucia Smithson é a nova vice-presidente de Parcerias Estratégicas Multicanais da Prudential do Brasil

Com mais de 20 anos de experiência no setor de seguros e resseguros, executiva

Veja também