O preço dos seguros comerciais subiu, em média, 4% no quarto trimestre de 2022. Apesar da desaceleração na comparação com os períodos anteriores (9% no segundo trimestre e 6% no terceiro trimestre) este é o 21º trimestre consecutivo de aumentos. Os dados foram divulgados pelo levantamento Global Insurance Market Index liberado hoje pela Marsh.
Entretanto, os seguros de linhas financeiras e profissionais registraram queda pela segunda vez consecutiva, principalmente nas apólices voltadas para diretores e executivos. Os números foram impactados, principalmente, por novas reduções de taxas nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália – com queda de 6% no último trimestre de 2022 (queda de 1% no terceiro trimestre).
Nos Estados Unidos, os preços compostos aumentaram 3% (abaixo dos 5% no terceiro trimestre de 2022), enquanto as taxas no Reino Unido aumentaram 4% (abaixo do aumento de 7% no terceiro trimestre). As taxas aumentaram no Pacífico em 5%, na Ásia em 2% e na Europa Continental em 6% (ambas iguais ao trimestre anterior). Na América Latina e no Caribe, os preços subiram 7%, aumento de 5% ao que foi registrado no terceiro trimestre.
“Depois de um 2022 desafiador, nossos clientes continuarão a enfrentar um ambiente operacional difícil em 2023. Com uma desaceleração da economia global, além da inflação em curso e das tensões geopolíticas, muitos clientes enfrentam ventos contrários significativos”, comenta Lucy Clarke, Presidente da Marsh Specialty and Global Placement, Marsh.
Entre outras descobertas, a pesquisa revelou que os preços globais do seguro imobiliário subiram, em média, 7% no quarto trimestre de 2022. O aumento foi de 6% no trimestre anterior. As coberturas para acidentes tiveram alta de 3%, em média, ante a elevação de 4% no terceiro trimestre.
“A precificação dos riscos imobiliários continua a ser impactada pelo alto nível de perdas em 2022, especialmente por conta dos sinistros envolvendo o furacão Ian. Estamos trabalhando com nossos clientes para examinar uma ampla gama de opções, incluindo o aumento do uso alternativas para o financiamento de risco”, completa Lucy.
Em todo o mundo, os preços dos seguros cibernéticos subiram 28% no quarto trimestre de 2022. No terceiro trimestre este aumento havia sido de 53%.
As preocupações com o impacto da inflação nos valores dos ativos e nos custos dos sinistros continuaram a ser um ponto de atenção para as seguradoras nas renovações na maioria das regiões.