Já a conta do restaurante, livros, vestuário, calçados e o cabeleireiro estão mais caros
Com a chegada do Dia das Mães, um dos períodos mais significativos para o comércio brasileiro, os preços de uma série de produtos e serviços tradicionalmente associados a esta celebração apresentam variação de preços em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados compilados pela XP. Dentre aqueles que estão mais baratos em 2024, destacam-se as flores naturais (-7,44%), vinhos (-4,95%), aparelhos de TV e computadores (-4,37% ambos). Na contramão dos itens com valores em queda, estão aqueles com variação positiva de preços: alimentação fora do domicílio (4,13%), livros não didáticos (10,93%), calçados (3,88%) e os serviços de cabeleireiro (7,85%) e manicure (10,82%).
O levantamento foi desenvolvido com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e abrange as categorias de produtos tradicionalmente associadas à comemoração dessa data. Um dos itens que apresentou maior variação individual de preço nos últimos 12 meses foram as flores naturais, que estão 7,44% mais baratas no Dia das Mães de 2024.
Levar a mãe para almoçar ou jantar fora, por outro lado, está mais caro. “Observamos que o setor tem sido impactado pela alta na demanda gerada pela volta dos funcionários aos escritórios, o aumento na renda média e a reabertura dos estabelecimentos ainda defasada em relação ao período anterior à pandemia. A combinação dos fatores leva a um aumento de preços para o consumidor”, explica Maluf.
Para além das lembranças tradicionais, os brasileiros também podem encontrar preços atraentes no segmento de vestuário feminino. Os valores das peças tiveram ligeira alta de 1,21% esse ano, cenário diferente em relação ao mesmo período do ano passado, quando sofreram um aumento de preço de 11,09%. “O valor dos itens de vestuário é afetado pelas oscilações nos preços do algodão e do petróleo. Esperamos que o grupo Vestuário encerre o ano em linha com o IPCA, mas há uma alta de preços sazonal dos produtos por conta do Dia das Mães”, diz o economista.
A seguir, é possível conferir a projeção dos preços de itens e serviços ligados à comemoração do Dia das Mães.