O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, empossou, nesta terça-feira (16), 33 servidores e servidoras do tribunal, convocados do concurso de 2018, dando prosseguimento à recomposição da força de trabalho do Tribunal. Ao longo dos dois anos da gestão foram mais de 200 servidores empossados.
"Parabéns pelo sucesso de vocês. Agora, todos fazem parte da família do STJ. Hoje é um dia de alegria, de reconhecimento do esforço de todos e do apoio dos familiares", comentou Humberto Martins ao dar as boas-vindas para os novos analistas e técnicos do Tribunal da Cidadania.
O presidente do STJ destacou o esforço da gestão para a nomeação de novos servidores e agradeceu o trabalho do diretor-geral, Marcos Cavalcante, do secretário-geral da Presidência, Jadson Santana, e da secretária de Gestão de Pessoas, Solange da Costa Rossi.
Humberto Martins afirmou que os novos servidores terão papel fundamental no atendimento do jurisdicionado em um tribunal que é o maior do país e um dos maiores do mundo. Ele ressaltou a importância de sonhar e de continuar estudando para um aprimoramento contínuo, que não pode parar com a posse e o início da jornada no STJ.
Aos novos colaboradores, Martins destacou três qualidades importantes a serem cultivadas: humildade, prudência e sabedoria, que devem se juntar a três valores essenciais no dia a dia do trabalho e da vida – a fé, o amor e a esperança.
"Hoje é dia de tornar realidade aquilo que era um sonho. Não esqueçam de suas famílias, o apoio delas foi fundamental para chegarem aqui. A realização do sonho também é das famílias que hoje saem felizes daqui", comentou o ministro ao se dirigir aos parentes dos empossados presentes na cerimônia.
Ao encerrar sua fala, o ministro reforçou o pedido para que os novos servidores não esqueçam nunca de todos aqueles que os ajudaram na realização do sonho. Ele desejou sorte ao grupo e lembrou que nada acontece por acaso, sendo necessários esforço e muito trabalho na construção de um Judiciário cada vez melhor.
Grata surpresa para muitos
As convocações são referentes ao concurso de 2018, válido atualmente em razão da suspensão da sua vigência durante o período de emergência da Covid-19. Para muitos, a nomeação veio como um presente.
É o caso da analista judiciária Kamilla Naiser Lima, que foi informada da nomeação um dia antes de seu aniversário e em meio a realização de uma outra prova de concurso público. "É muito gratificante saber que todo o esforço valeu a pena", avaliou a nova servidora, que já acompanhava a jurisprudência do tribunal nos estudos para provas diversas e agora vai ter a chance de acompanhar de perto o processo de uniformização da legislação federal.
A técnica judiciária Rafaela Pereira Tostes disse que já estava com poucas esperanças de ser chamada, e a convocação veio como uma grata surpresa. Ela afirmou que o sentimento é de missão cumprida, felicidade e de reconhecimento dos esforços da gestão para nomear mais servidores.