Seguradora promove maratona de desenvolvimento para integrar equipe de tecnologia e estimular o surgimento de novas soluções baseadas em inteligência artificial
A Akad Seguros convocou seu time de tecnologia para promover o primeiro Hackathon da seguradora, uma maratona de programação na qual os participantes reúnem ideias e desenvolvem projetos inovadores para a companhia. Os quase 50 inscritos tiveram 24 horas para apresentar soluções criadas a partir de inteligência artificial generativa com objetivo de ajudar as áreas da Akad a criarem processos mais automatizados e reduzir o esforço operacional, trazendo mais produtividade, eficiência e inovação. As equipes também puderam trabalhar em soluções aplicáveis para corretores e novos segurados.
“Tivemos um objetivo duplo de trazer inovação e disseminar o conhecimento de dentro da área de tech, com foco em soluções inovadoras que trazem produtividade alavancadas por IA Generativo”, destaca André Fichel, CTO da Akad. “Queremos que todos entendam e saibam usar esta ferramenta poderosa ao nosso favor”, completa o executivo.
A dinâmica serviu ainda para integrar os colaboradores de tech, que para a ação foram divididos em equipes multidisciplinares e bem diversas. Estagiários dividiam ideias com profissionais seniores, congregando product managers, engenheiros de automação, analistas de Business Intelligence, desenvolvedores front e back-end, UX designers, Engenheiros de AI e ITOps, analistas de negócios, QA e help desk.
A seguradora celebrou o grau de mobilização e entusiasmo dos profissionais. “Por ser a primeira edição, estávamos esperando muito aprendizado. E fomos surpreendidos pelo alto engajamento das equipes e pela qualidade excepcional das entregas dentro de um prazo tão curto”, comemora Anna Vieira, HR Business Partner da Akad Seguros. “Também era nosso objetivo aproximar as áreas mais técnicas das áreas que estão na linha de frente com os corretores”, complementa Fichel.
Durante todo o Hackathon, os participantes contaram ainda com a mentoria de especialistas da Akad que já são referência no mercado quando o assunto é inovação. Estiveram presentes Daniel Tunnermann (AI Engineer), Monique Oliveira (diretora de Arquitetura de Plataforma) e Rafael Siqueira (Data Engineering Manager).
Projetos aplicáveis
Entre as inovações criadas, destaque para um assistente que filtra informações do dashboard do corretor e mostra detalhes de vendas, apólices, análises de sinistros e outros dados valiosos pelo WhatsApp. Um outro grupo desenvolveu um algoritmo capaz de precificar o risco da apólice no momento da renovação. Já uma das equipes apostou em um portfólio de imagens geradas por inteligência artificial para otimizar a publicação de posts nas redes sociais.
“Todas as ideias foram muito boas e próximas de serem aplicadas no dia a dia”, destaca Fichel. De acordo com o executivo, os casos serão levados à análise de um comitê, que decidirá quais projetos poderão entrar na fila para se transformar de fato em soluções internas para os times de Akad, beneficiando também os corretores e segurados.
“Temos uma equipe multitalentosa que gosta de se desafiar”, ressalta Anna, confirmando que a Akad já planeja outras edições ainda mais abrangentes para o Hackathon. Nesta primeira dinâmica, os projetos foram julgados pelo comitê de organização e também estiveram submetidos a voto popular aberto a todos os colaboradores da seguradora. Todos os envolvidos nas propostas mais bem colocadas ganharam prêmios como e-readers, kits de automação para a casa e vale compras.