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Primeiro trimestre do ano terá aumento de 3,42% no consumo, segundo projeção do IBEVAR – FIA Business School

O desempenho do varejo nos próximos meses é medido pelos indicadores IBEVAR – FIA Business School com dados oficiais coletados pelo FIBGE, além de usar como base as manifestações espontâneas dos consumidores nas redes sociais a respeito de disposições de compra.

Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, tais dados refletem no consumo da família brasileira. “Comparando o primeiro trimestre de 2025 com o quarto de 2024 a primeira abordagem aponta estagnação do consumo, ou seja, crescimento igual a zero. Entretanto, o primeiro trimestre de 2025 será melhor que igual período do ano passado, isto é, um aumento de 3,42%. Para todas as categorias na classificação do FIBGE estima-se expansão”, explica.

Veja a pesquisa IBEVAR – FIA Business School  por categorias:

Categorias 1t25 / 4t24 1t25 / 1t24
Artigos farmacológicos, médicos, ortopédicos e perfumaria 1,13% 9,55%
Materiais de construção -0,65% 6,87%
Automóveis, motos, partes e peças -2,32% 12,80%
Hipermercados, produtos alimentares, bebidas e fumo -0,12% 2,29%
Hipermercados e supermercados -0,13% 2,82%
Tecidos, vestuário e calçados 2,94% 7,83%
Móveis e eletrodomésticos -2,93% 1,67%

Os levantamentos provenientes das redes sociais classificam o varejo em um número substancialmente maior de segmentos, permitindo uma visão mais detalhada, inclui-se na análise também operações de serviços (38 em vez de sete do FIBGE).  Dos 38 segmentos 25 apresentam queda do último trimestre de 2024 para o primeiro de 2025 e para 13 aumento.

2025-1T/2024-1T 2025-1T/2024-4T
Aluguel de Carros -24,05% -20,61%
Atacadistas -5,36% -9,92%
Automóveis -4,41% -0,56%
Bancos de Varejo -5,43% 7,55%
Bebidas Alcóolicas 5,19% -10,21%
Beleza e Cosméticos -7,89% -16,66%
Brinquedos 0,28% -14,44%
Calçados 1,82% -16,32%
Casas de Aposta -23,09% 11,35%
Chocolates -20,83% -1,51%
Cinema -10,78% 12,89%
Eletrodomésticos -15,79% -3,21%
Eletroeletrônicos -3,90% 0,31%
Farmácias -4,93% 4,03%
Hotelaria 10,65% -9,02%
Informática -10,07% -4,87%
Joalherias 6,95% -19,92%
Jogos Eletrônicos 1,60% -5,99%
Livrarias 15,49% 4,47%
Loterias -19,64% 0,54%
Market Places -13,06% -0,13%
Material de Construção -3,38% -0,91%
Moda 15,17% -13,57%
Motocicletas -32,94% 21,39%
Móveis & Decoração 7,09% -3,71%
Móveis & Eletrodomésticos -19,76% -2,11%
Óticas -2,01% -4,21%
Papelarias -8,82% 12,72%
Passagens Aéreas -6,52% 0,98%
Passagens de ônibus -10,60% -6,42%
Restaurantes de Rede -10,13% -2,06%
Serviços de Delivery -8,52% -1,62%
Serviços de Entrega -0,46% -4,20%
Serviços de Streaming de Música -12,66% 10,20%
Serviços de Streaming de Vídeo -9,32% 5,56%
Serviços para Animais de Estimação -6,09% -4,96%
Supermercados -15,91% -9,07%
Telefonia -6,96% 8,58%

“Considerando o aumento de atrasos observado, é razoável esperar uma taxa de inadimplência entre a média (5,37%) e o limite superior (5,70%) do intervalo estimado, para o mês de janeiro de 2025”, completa Felisoni de Angelo.

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