Confira artigo inédito de Maria de Fátima Fernandes, Mentora em Protagonismo Feminino e estrategista de imagem e comportamento
Já dissemos em outros artigos que sua marca pessoal é uma combinação de características únicas, valores, habilidades, personalidade e reputação que define a forma como as pessoas enxergam e se lembram de você. Por isso, profissional da área de seguros, é tão importante cuidar dela pois pode influenciar suas oportunidades de carreira e sucesso com seus clientes.
A marca pessoal é construída ao longo do tempo, através das suas ações, atitudes e relacionamentos – formando, assim, a sua reputação. A reputação está diretamente ligada à nossa imagem, comportamento e credibilidade. Ela leva anos para ser construída e em pouco tempo pode ser totalmente dizimada. Sim, é uma palavra forte, mas acontece com mais frequência do que imaginamos.
Reputação é um dos ativos mais importantes de nossa Marca Pessoal.
E como saber ou medir se a sua reputação está sendo percebida de maneira positiva
ou negativa.
Qual é o momento que profissionais da área de seguros precisam ficar atentos a
percepção da sua Marca Pessoal?
Eis aqui umas perguntas para sua reflexão:
- Você age com ética, transparência e responsabilidade nas suas entregas?
- Tem o mesmo comportamento junto aos seus colaboradores ou colegas de
empresa? - O seu comportamento é adequado às situações profissionais e pessoais que o
cercam. - Sabe ser um líder que influencia?
- Como anda o seu humor?
- Como lida em situações de pressão?
- Tem uma postura adequada em quaisquer ambientes que frequenta?
São algumas das perguntas que devemos nos fazer para termos conhecimento se estamos deixando as percepções positivas ou negativas sobre a nossa Marca Pessoal e que afetam diretamente a nossa reputação.
- Compartilho, aqui, algumas orientações para nossos valores serem percebidos:
- Seja honesto em todas as suas relações
- Trate os outros com respeito
- Evite os ‘famosos’ papos de corredor
- Cuidado com rumores ou assuntos confidenciais (projetos, vendas, reuniões)
Portanto profissional da área de seguros, lembrem-se: uma boa reputação é essencial para novas oportunidades profissionais, sociais e negócios. Por outro lado, uma reputação negativa prejudica você e a empresa que você representa, como também as chances de sucesso pessoal e profissional.
A marca pessoal é a imagem que uma pessoa constrói e projeta para o mundo ao seu redor.
Então, como está a sua Marca Pessoal e sua reputação hoje? Até o próximo encontro!
Deseja se aprofundar no assunto e ter minha mentoria? Anote minhas redes sociais e vamos conversar: @amariadefatimamentora_.
*Maria de Fátima Fernandes – Mentoria em Protagonismo Feminino e estrategista de
imagem e comportamento. Criadora do método VP. Colunista do Universo do Seguro.