Projeto assegura livre acesso de entidades de proteção animal a centros de zoonoses

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Fred Costa PATRIOTA - MG
Fred Costa espera que medida evite abusos

O Projeto de Lei 2599/22 garante o acesso irrestrito de entidades protetoras de animais às instalações de órgãos de controle de zoonoses. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta altera a Lei 14.228/21, que atualmente proíbe a eliminação de cães e gatos por órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais similares, exceto se o animal apresentar enfermidade infectocontagiosa incurável que coloque em risco a saúde humana e a de outros animais.

A lei vigente já assegura às entidades de proteção animal acesso à documentação que comprove a legalidade da eutanásia. O projeto, no entanto, vai além e garante às entidades acesso às instalações dos órgãos de controle de zoonoses e ao registro de imagens e de amostras de sangue dos animais.

Autor da proposta, o deputado Fred Costa (Patriota-MG) argumenta que o objetivo da alteração é evitar abusos cometidos por órgãos de controle de zoonoses.

“Nosso intuito é de aperfeiçoar o controle externo nesses estabelecimentos, prevenindo-se abusos contra o bem-estar dos animais e impedindo que crimes de maus-tratos sejam cometidos”, diz o autor.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Anterior
Em linha com marco regulatório de sustentabilidade do setor, Seguradora Zurich publica política de sustentabilidade

Em linha com marco regulatório de sustentabilidade do setor, Seguradora Zurich publica política de sustentabilidade

Próximo
Ai, que calor!
Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro

Ai, que calor!

Entre os desconfortos, e até doenças, que o calor pode trazer estão a

Veja também