Quinzena do Seguro

Projeto de Interiorização do SENAI-SE já formou mais de 60 mil alunos em cursos de qualificação profissional

Há mais de 15 anos, o Projeto Interiorização, do SENAI-SE, tem transformado a realidade profissional de diversas pessoas ao levar cursos profissionalizantes da instituição para os municípios sergipanos por meio de suas 18 unidades móveis. Até 2022, 72 dos 75 municípios do estado já foram atendidos, formando mais de 60 mil alunos em aulas de qualificação profissional.

O objetivo da iniciativa é oferecer a oportunidade de um diploma de nível técnico, sem a necessidade de deslocamento à capital. A capacitação do projeto proporciona a qualificação para o mercado de trabalho, empreendedorismo, além do desenvolvimento de habilidades para uso doméstico. A carga horária dos cursos é de 160h.

Os cursos ofertados são na área de mecânica automotiva, metalmecânica, confecção, tecnologia da informação, couro e calçados, panificação e alimentos. A ideia é oportunizar o aprendizado de teoria e prática nessas atividades em dois meses de aula.

Docente da área de vestuário do SENAI, o instrutor João Gonçalves destaca a relevância do projeto para a população das cidades do interior. “Trabalho no SENAI desde 2008 e a partir de 2010 ingressei no Projeto Interiorização, que leva conhecimento nos municípios mais próximos da cidade, pessoas que não podem chegar até a capital e que tem a oportunidade de aprender, assim como os nossos alunos da unidade fixa de Aracaju”, conta.

Trabalho nesse projeto de interiorização desde 2010 e pude observar a importância de levar esse conhecimento para as pessoas que não podem vir até a gente”, observa. “Pessoas que ingressaram, que tinham conhecimento, agregou valor e puderam ter a oportunidade de ter o seu próprio negócio”, destaca.

Moradora da cidade de Telha, a aluna Márcia Silvestre se formou ano passado no curso de panificação, na área de alimentação. Ela elogia a iniciativa itinerante do SENAI-SE. “Está sendo muito produtivo para gente que aprendemos cada vez mais porque a gente sabia um pouco, mas o curso ajudou muito a gente, então, eu só tenho a agradecer.”

SENAI-PA está com vagas abertas para cursos técnicos neste início de ano

SENAI Santa Catarina: mais de 6 mil vagas estão disponíveis para cursos técnicos

]]>
Via: Brasil61

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
SENAI-RN abre inscrições neste primeiro semestre para os cursos presenciais, semipresenciais e a distância

SENAI-RN abre inscrições neste primeiro semestre para os cursos presenciais, semipresenciais e a distância

As unidades do SENAI do Rio Grande do Norte estão oferecendo para este ano de

Next
Mais de 70% dos brasileiros aprovam principais diretrizes do novo ensino médio, aponta pesquisa do Sesi e Senai

Mais de 70% dos brasileiros aprovam principais diretrizes do novo ensino médio, aponta pesquisa do Sesi e Senai

Mais de 70% dos brasileiros aprovam as principais diretrizes do novo ensino

You May Also Like