Pesquisadores e estudantes de todo o Brasil estarão na PUCRS para eventos que acontecem nos dias 22, 23 e 24 de outubro
A PUCRS sediará o XVIII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior (Fórum NCTI) e o XVII Encontro Nacional de Estudantes de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior. Realizados pela Universidade Aberta da Terceira Idade da PUCRS, os eventos acontecem dias 22, 23 e 24 de outubro de 2025, com atividades no Salão de Atos Ir. Norberto Rauch e no Prédio 50 do campus. O objetivo dos três dias de ações será fomentar o intercâmbio de experiências e o debate qualificado sobre temas relacionados ao envelhecimento.
Estarão reunidos coordenadores e participantes de projetos de terceira idade de instituições de ensino superior de todo o Brasil. Na programação estão conferências ministradas por especialistas em envelhecimento, bem como oficinas práticas voltadas aos participantes inscritos. O cronograma completo pode ser acessado no site da PUCRS (www.pucrs.br/unati/forum-ncti/) e interessados em acompanhar as atividades podem fazer sua inscrição no portal.
Durante os três dias do encontro, palestras, painéis e atividades interativas abordarão diferentes aspectos do envelhecimento, como saúde física e mental, inclusão social, cultura, tecnologias assistivas, políticas públicas e qualidade de vida. As oficinas permitirão aos participantes trocarem práticas, metodologias e iniciativas de sucesso em projetos da terceira idade.
Para o diretor científico do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUCRS e um dos organizadores do evento, Regis Mestriner, o fato de o Fórum de Coordenadores e o Encontro Nacional de Estudantes terem como sede a PUCRS é motivo de orgulho e responsabilidade. “Esse encontro é, acima de tudo, uma celebração do envelhecimento ativo, da troca de saberes e do protagonismo da pessoa idosa. O IGG da PUCRS busca valorizar a experiência de vida, o aprendizado contínuo e a participação social das pessoas idosas e o Fórum amplia essa visão, reunindo instituições de todo o país em torno de um mesmo propósito: construir uma sociedade mais longeva, inclusiva e solidária”, destaca.