Qual a vacina da varíola e quais tipos ela previne?

Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro
Reprodução

A varíola é uma doença infecciosa grave que foi considerada erradicada na década de 1980. No entanto, por conta do surto recente de varíola do macaco, monkeypox, as pessoas voltaram a se preocupar com essa enfermidade. Por isso, muita gente se pergunta qual a vacina da varíola?

A varíola do macaco difere da varíola comum, pois não são causadas pelo mesmo vírus, mas por agentes similares. Contudo, os sintomas e o tratamento de ambas são parecidos.

A vacina contra varíola deixou de ser aplicada em massa há algumas décadas. No entanto, com o surgimento da varíola do macaco esse assunto voltou a ter importância e vários laboratórios ao redor do mundo já começaram a fabricar imunizantes contra essa doença.

Continue lendo este texto para entender melhor o que é essa doença infecciosa, como ela é transmitida e qual a vacina da varíola.

O que é varíola?

A varíola é uma doença infecciosa que afetou a humanidade por centenas de anos. No Brasil, o primeiro registro dessa enfermidade foi feito em 1563.

Essa condição foi responsável por inúmeras mortes ao longo da história. A varíola ainda não tem cura. No entanto, existem tratamentos eficientes que conseguem matar o vírus causador da doença.

O sintoma mais comum da varíola são as pústulas, pequenas bolhas cheias de pus, que surgem na pele das pessoas infectadas pelo vírus.

Essas pústulas costumam cair por volta de 10 dias após a sua formação. Contudo, elas podem deixar manchas e cicatrizes.

Além das pústulas, o organismo pode desencadear uma resposta inflamatória muito forte, o que pode levar à falência múltipla dos órgãos.

Para diagnosticar essa doença é preciso procurar um médico, que vai fazer um exame clínico no paciente para verificar se ele está com varíola ou não.

Quando a varíola foi erradicada?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considerou que a varíola estava erradicada no mundo na década de 1980.

A erradicação desta enfermidade só foi possível com o surgimento da vacina, criada em 1798 por Edward Jenner. Após mais de 100 anos, com a imunização em massa da população, essa doença deixou de assombrar as pessoas.

O que é e quais são os sintomas da varíola do macaco?

A varíola comum e a varíola do macaco são doenças diferentes. No entanto, elas são causadas por vírus semelhantes, que pertencem à mesma família e ao mesmo gênero.

Por isso, quem se pergunta qual é a vacina da varíola do macaco, precisa saber que é o mesmo imunizante contra a varíola comum.

A principal diferença entre essas condições é que a varíola comum só infecta humanos. Já o vírus que causa a varíola do macaco também consegue infectar animais. Aliás, essa doença recebeu esse nome porque esse vírus foi descoberto pela primeira vez em um macaco.

Confira a seguir quais são os sintomas característicos da varíola do macaco:

  • Febre;
  • Dores no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Calafrio;
  • Fraqueza;
  • Erupções cutâneas.

Como a varíola do macaco é transmitida?

Segundo a OMS, o vírus da varíola do macaco é transmitido, principalmente, nas seguintes situações:

  • Contato com a saliva de pessoas infectadas;
  • Ter contato com itens pessoais de pacientes infectados, como roupas e utensílios de banho;
  • Por meio de lesões e fluidos corporais;
  • Contato físico próximo com uma pessoa com varíola do macaco.

Contudo, quem teve contato com pessoas infectadas por esse vírus não apresenta sintomas de forma imediata. Os primeiros sinais da doença costumam surgir entre o 7º e o 17º dia após o contato com o indivíduo infectado.

Além disso, as pústulas, feridas características da varíola, só começam a surgir de um a três dias após o início dos primeiros sintomas.

Apesar de ser uma doença séria, ela tem tratamento. Além disso, as pessoas que tiveram contato com alguém com varíola do macaco podem impedir que essa doença se desenvolva tomando a vacina alguns dias depois.

Como funcionam as vacinas?

As vacinas já evoluíram muito desde a sua invenção. Atualmente, a maioria dos imunizantes contém um antígeno, que nada mais é do que uma forma enfraquecida de um vírus ou de uma bactéria.

Esse antígeno não consegue deixar uma pessoa doente. No entanto, quando ele entra no organismo de um ser humano, o sistema imunológico entende que precisa defender o corpo de um invasor.

Por isso, o corpo produz anticorpos para matar esse antígeno. Caso a pessoa imunizada seja infectada pelo vírus que originou a vacina, o sistema imunológico dela vai acionar a lembrança de quando entrou em contato com o antígeno e vai produzir anticorpos de uma forma muito mais rápida e eficiente.

Isso vai impedir que a pessoa infectada desenvolva a doença e apresente sintomas. Já existem imunizantes que usam outros agentes para provocar uma reação do corpo, como proteínas e vetores virais.

Mesmo usando agentes distintos, todas essas vacinas têm como objetivo fazer com que o corpo se prepare para uma eventual infecção viral

Onde a vacina contra a varíola do macaco já é aplicada?

A vacina contra a varíola do macaco ainda não é aplicada em todos os países. Atualmente, ela tem sido aplicada nos Estados Unidos e em algumas nações da Europa. O Brasil recebeu o primeiro lote do imunizante contra essa doença no começo de outubro.

Apesar de a vacina ser eficaz, ela não é recomendada para toda a população, mas somente para aqueles considerados grupo de risco.

Cada país tem os seus próprios critérios para definir quem faz parte do grupo de risco. Contudo, no geral, esses imunizantes devem ser aplicadas em:

  • Pessoas que tiveram contato com indivíduos infectados;
  • Pessoas que tiveram vários parceiros sexuais e vive em uma região com casos confirmados;
  • Pacientes com HIV;
  • Profissionais de saúde;
  • Homens que fazem sexo com outros homens.

Agora que já mostramos qual a vacina da varíola do macaco, saiba que para ficar bem informado sobre os assuntos relacionados à qualidade de vida basta baixar o Aplicativo Saúde e Bem-estar e conferir as principais notícias sobre esse tema.

Posts relacionados Conheça os 7 principais problemas respiratórios e formas de se prevenir Mulher segurando uma máscara sobre o rosto, com o escrito "problemas respiratórios" na imagem

Apesar de serem mais comuns nas crianças, os problemas respiratórios podem afetar pessoas de todas as idades. Essas condições podem Leia mais

Setembro amarelo: como podemos prevenir o suicídio? Setembro Amarelo: como podemos prevenir o suicídio?

Apesar de o assunto ser um tabu, o suicídio é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Leia mais

O post Qual a vacina da varíola e quais tipos ela previne? apareceu primeiro em Blog da Seguros Unimed.

Via: Seguros Unimed

Total
0
Shares
Anterior
Projeto proíbe Ministério Público de propor medidas despenalizadoras em casos de racismo

Projeto proíbe Ministério Público de propor medidas despenalizadoras em casos de racismo

Elaine Menke/Câmara do Deputados Benedita: "Instrumentos descriminalizantes

Próximo
O que é má oclusão dentária e como tratar esse problema?
Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro

O que é má oclusão dentária e como tratar esse problema?

A condição bucal que se refere ao desalinhamento dos dentes está relacionada a

Veja também