Evento reuniu especialistas e gestores para discutir a importância da prevenção para a eficiência das operações
Empresas que investem na gestão de riscos conseguem explorar novas oportunidades de negócio, com uma abordagem mais informada e calculada. No Brasil, apenas 38% das organizações são maduras na prevenção de situações que possam prejudicar as operações, segundo a KPMG. Como entidade financeira, a Quanta Previdência compreende a necessidade de tratar do assunto e reforçá-lo dentro da cultura organizacional.
Uma das práticas para conscientizar o público foi a realização do Seminário de Gestão de Riscos da Quanta, Estratégia à Prova de Riscos – Uma Jornada do Negócio. A primeira edição do evento, coordenado por Germana Vogt e Gisele Marrafon, da equipe de Governança, Riscos e Compliance da Quanta, reuniu especialistas e gestores para discutir a importância da gestão de riscos para o sucesso da organização.
Durante o seminário, advogada Adriana de Carvalho Vieira, Secretária Geral da Comissão de Gestão de Riscos da Abrapp, compartilhou insights sobre os riscos associados ao Ato Regular de Gestão e os desafios enfrentados pelas Entidades de Previdência Complementar. A sócia-diretora da KPMG, Thais Mendonca, trouxe conhecimentos valiosos sobre a integração da Gestão de Riscos à estratégia e à inovação. E o especialista Vagner Rafael Christ, da Netfive, abordou as tendências de riscos em cibersegurança, fornecendo informações cruciais que protegem as operações. O evento também utilizou recursos de Inteligência Artificial, introduzindo um agente virtual para realizar algumas apresentações.
“A troca de conhecimentos e experiências entre os participantes contribui para um ambiente de aprendizado mútuo e reforçou a importância da gestão de riscos como parte fundamental da cultura organizacional da empresa. Organizações que investem adequadamente em gestão de riscos de terceiros têm níveis mais altos de maturidade e agilidade para navegar em ambientes complexos – o que as torna mais resilientes e sustentáveis”, diz Gisele Marrafon, Gerente de Governança, Riscos e Compliance da Quanta.
O evento contou ainda com a presença do presidente do Conselho Deliberativo, Dr. Carlos Gilberto Crippa, além da CEO da Quanta, Denise Maidanchen, e do CTO, Glauco Milhomem Balthar. Os gestores apresentaram uma visão estratégica sobre a gestão de riscos e também falaram sobre suas próprias experiências.