Quinzena do Seguro

Recuperações judiciais crescem 64,1% em fevereiro, revela Serasa Experian

Saks, fintech focada na democratização de investimentos, recebe $ 1 milhão para impulsionar crescimento/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Setor de Serviços liderou os pedidos, com 66 requisições

O mês de fevereiro registrou 169 pedidos de recuperações judiciais. Frente aos 103 realizados no mesmo período do ano anterior, esse movimento representa uma alta de 64,1%. Em relação a janeiro, o crescimento foi de 13,4%. Os dados são do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian. Veja as quantidades de requerimentos dos últimos 12 meses no gráfico abaixo:

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explica que os fatores que contribuem para o aumento das recuperações judiciais no Brasil são as taxas de juros elevadas, além da inadimplência tanto das empresas, quanto dos consumidores. “Apesar de estarmos vivenciando uma melhora com queda nas taxas de juros e na inflação, primeiro precisamos ter uma redução da inadimplência para depois presenciarmos uma queda no número de pedidos de recuperações judiciais que, na minha perspectiva, deve começar a acontecer a partir do segundo semestre deste ano”.

Ainda segundo o índice, foram as “micro e pequenas” empresas que marcaram o maior número de requisições (107), seguida pelas “médias” (41) e “grandes companhias” (21). Confira os dados na tabela abaixo:

 

A análise por segmento mostrou que o setor de “Serviços” foi o que mais demandou por recuperação judicial, com 66 pedidos. Depois ficaram as empresas de “Comércio”, com 54 requisições, seguidas pelas “Indústrias” (28) e “Primário” (21). Confira, abaixo, os números detalhados:

 

Queda de 7,0% nas requisições de falências em fevereiro

No período avaliado, as solicitações de falências registraram redução de -7,0%, passando de 86 pedidos em fevereiro de 2023 para 80 no mesmo mês deste ano. Já em relação a janeiro de 2024, o índice foi de alta de 15,9%. Também foram as “micro e pequenas” empresas que lideraram o ranking nas requisições de falências, com 44 solicitações. As “médias” vieram a seguir, com 21 requerimentos, já as “grandes” registraram 15. No recorte por setor, foi o de “Serviços” que registrou mais pedidos (33), seguido por “Comércio” (24) e “Indústria” (23). O segmento “Primário” não registrou nenhuma solicitação.

 

Serasa Experian ajuda empreendedores contra a inadimplência

Um dos principais motivos para as empresas terem dificuldade em pagar suas dívidas é por sofrerem inadimplência de seus próprios clientes. Por isso, a ferramenta da Serasa Experian de Recuperação de Dívidas dos clientes possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores. Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Akad revoluciona atendimento aos corretores com IA e ganha prêmio internacional
André Fichel, CTO da Akad Seguros / Foto: Divulgação

Akad revoluciona atendimento aos corretores com IA e ganha prêmio internacional

Projeto que revolucionou suporte a corretores via WhatsApp foi destaque na

Next
IRPF 2024: Declaração pré-preenchida evita erros e facilita vida de contribuintes
black Android smartphone near ballpoint pen, tax withholding certificate on top of white folder

IRPF 2024: Declaração pré-preenchida evita erros e facilita vida de contribuintes

Recurso está disponível para 75% dos contribuintes declarantes

You May Also Like