Rede Meu Doutor Novamed registra crescimento de 65% nos atendimentos psicológicos em 2023

Rede Meu Doutor Novamed registra crescimento de 65% nos atendimentos psicológicos em 2023/ Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Psicóloga destaca oito ações para alcançar uma saúde mental equilibrada

Conhecido como período que representa o início de um novo ciclo, o primeiro mês do ano é também marcado pela conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental, com a realização da campanha Janeiro Branco.

A rede de clínicas Meu Doutor Novamed, do Grupo Bradesco Seguros, adere a essa mobilização alertando para hábitos nocivos à saúde emocional, além de trazer orientações sobre tratamento e dicas sobre comportamentos que ajudam na conquista de uma vida equilibrada.

Salto de 65% nos atendimentos

A atenção crescente da sociedade às questões emocionais se reflete nos números da Meu Doutor Novamed. De janeiro a novembro de 2023, a rede registrou um aumento de 65,5% nos atendimentos de Psicologia, em comparação ao mesmo período de 2022. A modalidade online, que ganhou força principalmente durante a pandemia, já responde por 40% das sessões, se consolidando como formato que amplia o acesso à terapia.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz lidar com os estresses cotidianos, desenvolver suas habilidades pessoais, ter um conceito positivo sobre si, ser produtivo e apto a contribuir para a sociedade.

Três em cada dez brasileiros se sentem ansiosos, têm problemas com sono e com a alimentação sempre ou frequentemente, de acordo com pesquisa de agosto de 2023 do Instituto DataFolha. A saúde mental pode ser impactada de diversas formas, com manifestações que vão desde irritabilidade e estresse até questões mais severas, como a depressão, síndrome do pânico, transtornos de stress pós-traumático (TEPT), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e transtornos alimentares.

Para a psicóloga Thamires Henrique de Lima, que atua nas unidades da rede de clínicas Meu Doutor Novamed da Paulista e Barra Funda, em São Paulo, diversas causas podem estar associadas ao surgimento de problemas que afetam a saúde emocional. Ela enumera quatro principais:

  • Estresse diário;
  • Cobranças em excesso;
  • Fatores genéticos;
  • Questões ligadas aos relacionamentos afetivos, bem como à estrutura e à dinâmica familiar.

A médica de família Katherine Dambrowski, que atua na unidade de Curitiba da rede de clínicas Meu Doutor Novamed, comenta sobre os problemas de saúde mental mais comuns. “Dentre os obstáculos mais universais para o equilíbrio da saúde mental, podemos destacar o transtorno de ansiedade e a depressão. Para dar uma ideia da dimensão, segundo a OMS, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, representando cerca 9% da população. Além disso, estima-se que cerca de 15,5% dos brasileiros terão depressão ao longo da vida. Há diversos subtipos de ansiedade e de depressão, que devem ser avaliados de forma individualizada”.

A médica da Meu Doutor Novamed também aponta alguns dos efeitos das doenças mentais no organismo e alerta para a importância do acompanhamento especializado. “As doenças mentais podem apresentar sintomas diversos, como aumento ou redução do apetite, insônia ou sonolência. Uma mesma patologia pode ter diferentes manifestações, dependendo da pessoa. Por isso é sempre importante consultar seu médico de confiança, que saberá dizer qual o seu diagnóstico correto e direcionar a tratamento adequado, buscando melhoria em sua qualidade de vida”.

Como cuidar da saúde mental?

A psicóloga Thamires Henrique destaca a importância da revisão de prioridades e de estilo de vida para amenizar quadros de desequilíbrio psíquico. “O quadro pode ser amenizado quando o paciente foca no autocuidado, com um desejo genuíno de mudar e buscar o equilíbrio para a vida. Contar com uma rede de apoio, realizar atividade física e ter, claro, o acompanhamento psicológico e médico, podem auxiliar na prevenção de doenças mentais e questões emocionais”.

Para manter a mente sã

Dentre as ações que podem ser adotadas em prol da saúde mental, a psicóloga destaca oito atividades para a busca pelo equilíbrio emocional:

  • Buscar terapia;
  • Praticar atividade física;
  • Atenção ao tempo dedicado às redes sociais;
  • Priorizar o sono de qualidade;
  • Optar por uma alimentação saudável e balanceada;
  • Ter objetivos e ambições;
  • Saber impor limites;
  • Preservar o autocuidado.

Por mais que seja difícil adotar um novo hábito, como começar a praticar uma atividade física regularmente, por exemplo, essas mudanças na rotina são fundamentais quando se busca uma melhora das doenças mentais, reforça a médica de família Katherine Dambrowski: “Há evidência científica de que a atividade física aumenta os neurotransmissores que podem estar reduzidos em algumas doenças como depressão e ansiedade. Quanto mais neurotransmissores produzidos pela atividade física, maior sensação de prazer, alegria e bem-estar você terá. Da mesma maneira, uma boa alimentação também está relacionada a regulação de tais neurotransmissores”.

“Revisar suas prioridades, manter um hobby, praticar atividades de lazer e passar momentos com amigos e família também são importantes. É essencial separar um tempo e refletir os motivos que te levam a seguir adiante, o que tem significado em sua vida e não apenas viver um dia atrás do outro de forma automática. A vida apresenta uma série de exigências e dificuldades, para ter uma boa saúde mental é essencial conhecer a si mesmo, suas reações, sentimentos e aprender como manter-se bem diante das adversidades que surgem no cotidiano”, complementa a Dra. Katherine.

Apoio profissional: como saber quando deve procurar por um psicólogo ou um psiquiatra?

A psicóloga da rede de clínicas Meu Doutor Novamed esclarece a dúvida: “A pessoa deve procurar um psicólogo quando tem conflitos internos, processos mentais, emoções e comportamentos que de alguma forma incomodam ou limitam a convivência, além de interferirem no trabalho e no estudo. De acordo com os sintomas físicos e emocionais, pode ser indicado o tratamento com intervenção medicamentosa, com o apoio do psiquiatra. É importante ressaltar que psicólogo e psiquiatra trabalham em conjunto, para um melhor acompanhamento do paciente”.

Atendimento psicológico na Meu Doutor Novamed

A Meu Doutor Novamed é referência no modelo de cuidado assistencial integral, com atendimento personalizado. Na área de psicologia, a rede Meu Doutor Novamed oferece atendimento nas modalidades de acordo com a preferência do paciente: online, para todo o Brasil, e presencial – em clínicas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Bahia.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Sompo Seguros lança nova Central de Monitoramento de carga e amplia serviço de Gerenciamento de Riscos
(da esq. para direita) Vanderson Santos Gomes, Adailton Dias e Adriano Yonamine, na nova Central de Monitoramento da Sompo Seguros/ Foto: Divulgação

Sompo Seguros lança nova Central de Monitoramento de carga e amplia serviço de Gerenciamento de Riscos

Nova infraestrutura vai permitir dobrar a capacidade de acompanhamento da carga

Próximo
Seguros Sazonais: como escolher a melhor proteção
Ronald Torres, diretor-geral de Seguros da Rodobens/ Foto: Divulgação

Seguros Sazonais: como escolher a melhor proteção

Por Ronald Torres, diretor-geral de Seguros da Rodobens

Veja também