Bradesco Seguros

Relatório de Sustentabilidade da Porto indica avanços em 2022 e objetivos futuros

Novo e-commerce Porto estreia com Seguro “Residencial Essencial” / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Companhia destaca algumas ações: 3,1t de resíduos automotivos em reciclagem, primeira ambulância elétrica do País e 6.239 pessoas beneficiadas com ações educativas gratuitas

Em um mundo que exige maior consciência e responsabilidade, novas medidas vão sendo criadas: pegadas de carbono e emissão de gases de efeito estufa (GEE) passam ser unidades de mensuração, a erradicação da pobreza se torna uma meta de muitos países e novos compromissos, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), são traçados e assinados. Nesse cenário, empresas tendem a deixar de atuar como agentes de uma economia pautada apenas por números e transversalizam a agenda ASG em seus negócios.

Com 77 anos de atuação, a Porto lança seu 15º Relatório de Sustentabilidade, que nesta edição tem um valor especial por se referir a um ano em que a Porto se posicionou como holding, deixando de ser unicamente Porto Seguro, e atuando com três verticais de negócios: a Porto Seguro, a Porto Saúde e a Porto Bank. É também o período no qual a companhia tomou decisões importantes a fim de introjetar ainda mais a agenda de responsabilidade socioambiental.

“Continuamos nos aprofundando no avanço da agenda ambiental, social e de governança (ASG). Passamos a ser signatários do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), nos comprometendo publicamente com os dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, além dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que já inspiram o planejamento em sustentabilidade da Porto há mais de 20 anos”, afirma Roberto Santos, CEO da Porto. 

Tendo o avanço econômico como um dos pilares de seu próprio desenvolvimento e, consequentemente, de seus públicos relacionados, no período de janeiro a dezembro de 2022, a empresa chegou à expressiva receita de R$ 28 bilhões – um avanço de 29,5% ante 2021. E o ano de 2023 começou com a mesma toada: no primeiro trimestre de 2023, a Porto registrou o maior lucro de sua história para um primeiro trimestre.

Sustentabilidade nos negócios

Porto Seguro e Porto Assistência

Em 2022 foram adquiridas 30.402 apólices de seguros para veículos elétricos e híbridos, 19.254 apólices de bike, 12.846 apólices de placas solares, 421 apólices do RC Ambiental (Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental de Transportes da Porto) e 13.794 hectares de florestas no seguro Agro.

No caso dos seguros de automóveis, a companhia tem buscado soluções voltadas à redução das emissões de carbono na atmosfera por meio da instalação de 30 estações de recarga de veículos elétricos e híbridos na Grande São Paulo, em diferentes cidades e regiões, onde clientes e não clientes podem fazer as suas recargas gratuitamente. Também tem investido na utilização de bicicletas como modo de transporte para o atendimento aos segurados, por meio de uma frota de 46 bikes elétricas. Mais recentemente alternativa como o guincho elétrico têm contribuído para minimizar os impactos dos deslocamentos da Porto no meio ambiente. Em 2022, o uso de guinchos leves e light (mais compactos e que consomem menos combustível), Passo Certo (projeto de atendimento a cliente a pé) e frota elétrica, correspondeu a 74,71% dos 92,12 milhões de quilômetros rodados. Além disso, ao longo do ano foram realizados mais de 1,7 milhão (41%) de atendimentos por meio destas iniciativas.

Porto Bank

A vertical de produtos financeiros da Porto oferece diferentes soluções financeiras para o público há mais de 25 anos. Em 2022, por meio da modalidade Consórcio + sustentável, foram adquiridos mais de R$ 1.269.035 em créditos de bicicletas e motos elétricas, bem como R$572.000 em créditos para placas solares, contando neste período com uma carteira de aproximadamente 930 participantes.

Por meio do Porto Plus, nossa plataforma de benefícios, foram doados 15.513.440 pontos pelos clientes do cartão, dos quais foram revertidos aproximadamente R$ 232.496,96 destinados a instituições sociais, demonstrando a conscientização e preocupação social de nossos clientes.

Porto Saúde

No aspecto ambiental, uma das grandes ações é o uso de uma ambulância elétrica na cidade de São Paulo, com abastecimento nos CAPs que dispõem de base de recarga. Estima-se que este veículo obtenha uma redução de 87,33% nas emissões de gás carbônico equivalente, comparado com uma ambulância convencional com rodagem de 3 mil km/mês e consumo médio de diesel de 71 litros/mês. Com relação à dimensão social, a Porto Saúde dispõe de diversos projetos – como os programas de Saúde Emocional, atendidos por uma equipe multidisciplinar de psicólogos; e a plataforma on-line que realizou mais de 73,6 mil atendimentos em 2022, por meio de uma equipe com 3 mil psicólogos especializados em mais de 89 abordagens, inclusive com atendimento em libras.

Impactos tangibilizados

A Renova Ecopeças, que dá um destino ambientalmente correto para veículos no final da vida útil é pioneira na desmontagem de veículos no Brasil e atua com a venda de peças usadas, com garantia, procedência e rastreabilidade. Em 2022, a empresa desmontou 2.472 veículos, além de prensar e/ou destinar outros 1.833, contribuindo para que 3.119 toneladas de resíduos automotivos pudessem ser recicladas, contribuindo assim para a redução de emissões de CO2 na produção de novos componentes.

Foram ainda comercializadas mais de 58 mil peças – volume 48% superior ao registrado no ano anterior. Para 2024, a Renova pretende atender a totalidade dos veículos gerados por sinistros socorridos pela Porto.

Esse desempenho se reflete nos resultados financeiros da Renova, que em 2022 registrou faturamento de R$ 36,59 milhões – quase o triplo do que foi registrado no ano anterior. A Renova foi responsável por desmontar quase 30% dos veículos sinistrados com danos de grande monta (sucatas) da Porto, o que é um indicador de alta relevância no contexto de economia circular e de protagonismo no mercado.

A Renova Ecopeças desmontou mais de 2,4 mil veículos, devolvendo suas peças recicladas ao mercado – contribuindo assim para a redução de emissões de CO2 na produção de novos componentes. Os números são expressivos e refletem nosso comprometimento em crescer de forma consciente e responsável”, complementa Roberto Santos.

Gestão de recursos

Não é de hoje que os recursos hídricos são uma preocupação, afinal, sem o uso apropriado, pode ser que falte um elemento vital à existência. No último trimestre de 2022, a Porto aprimorou o método de monitoramento do consumo de água de reuso utilizada nas suas instalações. Com a implementação de novos hidrômetros específicos para avaliar esse tipo de água, foi possível verificar o uso de 2 mil m³ provenientes da Estação de Tratamento de Água Cinza (Etac). Esse volume é equivalente ao utilizado por 110 famílias brasileiras (200 l/dia) e gerou uma economia financeira de R$48.240,00 para a companhia.

O mesmo pode ser dito sobre o consumo de eletricidade que, feito de maneira desenfreada, pode colapsar uma cadeia de dependentes. Em 2022, o Programa Hora da Terra, quando as luzes da companhia são apagadas por uma hora e se faz uso da iluminação natural, garantiu uma economia de energia de 41.220 kwh, o equivalente a aproximadamente R $27 mil. Além dos projetos de redução no consumo, a Porto possui autogeração a partir de placas solares. No ano de 2022, 1.074.965 kWh foram gerados.

“Queremos continuar avançando – não só aprofundando as ações que já adotamos, mas também ampliando a presença em índices reconhecidos de sustentabilidade. Além de realizarmos a manutenção de nossa participação no Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3) e no CDP Clima, pretendemos integrar as listas de outros importantes índices e protocolos públicos. O caminho da sustentabilidade é contínuo e temos o compromisso de continuar seguindo nessa jornada”, acrescenta Roberto.

Diversidade e Inclusão (D&I)

Em 2022, a empresa completou um ano da criação do programa de diversidade e inclusão, o Juntos, que tem o compromisso contínuo de fomentar um ambiente de trabalho respeitoso, inclusivo, igualitário e de valorização da diversidade. por meio do qual são promovidas palestras de sensibilização para lideranças e demais colaboradores. 

A Porto também conta com um Comitê dirigido para o tema, formado por diretores e gerentes que aceleram a pauta internamente e no relacionamento com os demais stakeholders, além de possuir grupos de afinidade para equidade de gênero, etnia/raça, comunidade LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência (PcD).

Outra frente reforçada em 2022 foi o fortalecimento de lideranças femininas, que vem a ganhar mais corpo em 2023, com o lançamento do Lidera, uma jornada dedicada ao desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres da Porto, com o objetivo  de estimular a potência e o protagonismo de suas colaboradoras (líderes e não líderes).

Ao todo, 44% dos cargos de liderança são ocupados por pessoas que se identificam com esse gênero. Considerando as equipes de colaboradores próprios, no final de 2022, a Porto contava com 7.138 mulheres – o que correspondia a 58,2% do total. A empresa busca elevar a representatividade por meio de diversas ações de sensibilização, palestras e treinamentos, como foi o caso do Lidera, ainda embrionário em 2022 e oficialmente implementado em 2023.

Instituto Porto: impacto a longo prazo e em larga escala

Em 2022, o ‘Ação Educa’, iniciativa do Instituto que visa complementar as atividades do ensino escolar por meio de atividades socioeducativas para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, com idades entre 6 a 15 anos, impactou 239 estudantes, 19% a mais em relação a 2021. Esse projeto também realiza diversas ações sociais. Em 2022, foram entregues 195 kits, contendo itens escolares; 140 alunos foram beneficiados com a campanha de Saúde Bucal; e 278 cestas de Natal foram doadas para famílias em situação de vulnerabilidade.

Nesse mesmo intervalo de janeiro a dezembro, o ‘Pré-Formação’ registrou 544 inscrições. Os alunos formados são indicados para as vagas de jovens aprendizes, nas quais, após a contratação, realizam atividades teóricas e práticas, em diversas áreas, por um período de 15 meses. Já no ‘Programa de Aprendizagem’, foram 83 alunos ativos ao longo do ano, sendo que 22 deles foram efetivados durante a aprendizagem ou ao final da formação. A iniciativa ofertou mais de 1.608 horas de formação para as três turmas em andamento; e o ‘Primeiro Emprego’ permitiu a geração de renda de mais de R$ 470 mil para todos os jovens beneficiados pelo programa.

O Instituto oferece, também, capacitação profissional a jovens e adultos de diferentes regiões do País. Em 2022, foram mais de 20 cursos profissionalizantes, oferecidos gratuitamente, e 5.373 inscrições em diversas áreas de formação, entre elas, técnicas, comerciais, de beleza, de tecnologia (por meio do Acesso Tech), artesanato e empreendedorismo. Dos 751 formados, 247 foram avaliados como potenciais para a empregabilidade e 41 alunos foram empregados, o que equivale a 17% do grupo.

Porto Voluntário: por intermédio do Programa de Voluntariado Corporativo, o Instituto Porto potencializa a cultura de voluntariado com foco no desenvolvimento e no apoio às comunidades em que atua, por meio do engajamento de diferentes públicos – colaboradores, instituições sociais e empresas. A Porto oferece 1h por semana, durante o horário de trabalho, para que o colaborador atue no programa. Em 2022, o tema do Porto Voluntário foi “Leve Pra Você”, com a proposta de ter ações leves e que se encaixem na rotina do colaborador. Foram desenvolvidas mais de 128 ações – 20% a mais em relação a 2021 -, envolvendo atividades de voluntariado diferentes em todo o Brasil, nas modalidades a distância e presencial.

Total
0
Shares
Anterior
Conselho argentino do Grupo Sancor Seguros visita cidades do Paraná para fortalecer parcerias e conhecer o mercado segurador local
Conselho argentino do Grupo Sancor Seguros visita cidades do Paraná para fortalecer parcerias e conhecer o mercado segurador local / Foto: Divulgação

Conselho argentino do Grupo Sancor Seguros visita cidades do Paraná para fortalecer parcerias e conhecer o mercado segurador local

Equipe passou por Foz do Iguaçu, Cascavel, Francisco Beltrão, Campo Mourão,

Próximo
Revista especial aborda tendências e desafios no Seguro de Automóvel
Revista especial aborda tendências e desafios no Seguro de Automóvel / Divulgação

Revista especial aborda tendências e desafios no Seguro de Automóvel

Confira a quinta edição da Revista Digital do Universo do Seguro

Veja também