Europ Assistance Brasil

Safeway lança gerenciamento de riscos em Inteligência Artificial com a solução Trust AI

Umberto Rosti, CEO da Safeway / Foto: Divulgação
Umberto Rosti, CEO da Safeway / Foto: Divulgação

Nova oferta da empresa da plataforma de cibersegurança do Grupo Stefanini, é focada em quatro pilares: Avaliação de Riscos, Governança e Políticas, Desenvolvimento Ético e Monitoramento e Auditoria

Safeway, consultoria em soluções de segurança da informação, empresa da plataforma de cibersegurança do Grupo Stefanini, anuncia o lançamento da solução Trust AI. Com uma abordagem inovadora, a nova oferta traz um ganho significativo no campo do gerenciamento de riscos de Inteligência Artificial (IA), estabelecendo novos padrões para a implementação ética e confiável da IA.

Na sociedade atual, o papel da IA cresceu exponencialmente, fornecendo benefícios robustos em várias indústrias. No entanto, ao lado de seus avanços, a utilização da IA também apresenta riscos inerentes que exigem uma identificação, avaliação e mitigação perspicazes. Compreendendo a importância do uso responsável da IA, a Safeway desenvolveu a Trust AI para enfrentar esses desafios e garantir que os sistemas de IA sejam implantados de forma ética e segura.

Com uma grande abrangência, que engloba todo o ciclo de vida da IA, desde a concepção até o monitoramento contínuo, a solução Trust AI é construída com base no conceituado Framework de Gerenciamento de Risco da Inteligência Artificial (AI RMF) desenvolvido pelo National Institute of Standards and Technology (NIST). Trata-se de uma abordagem de ponta, focada em quatro pilares: Avaliação de Riscos, Governança e Políticas, Desenvolvimento Ético e Monitoramento e Auditoria.

O componente de Avaliação de Riscos empreende uma identificação minuciosa e uma avaliação dos riscos potenciais associados à implementação da IA englobando ameaças concebíveis, vulnerabilidades e consequências adversas. Enquanto isso, a Governança e Políticas estabelecem diretrizes robustas e procedimentos para o desenvolvimento e uso da IA garantindo responsabilidade, transparência e alinhamento com os requisitos legais e éticos.

No cerne da solução Trust AI está a integração de práticas de Desenvolvimento Ético, incorporando valores fundamentais, como privacidade, justiça e confiança do usuário no processo de design e utilização da IA. O aspecto de Monitoramento e Auditoria reforça ainda mais o framework por meio de mecanismos contínuos de detecção de anomalias, assegurando conformidade, detecção antecipada de problemas e adaptação fluida às mudanças nas condições operacionais.

A nova ferramenta da consultoria de cibersegurança do Grupo Stefanini oferece inúmeros benefícios. Aumenta significativamente a confiança nas tecnologias de IA e solidifica uma cultura de segurança, transparência e uso ético. Abraçar essa abordagem capacita as organizações a cultivarem a confiança dos usuários e do público em geral, um requisito vital para a aceitação e adoção generalizada dessas tecnologias transformadoras.

Além disso, o Trust AI promove a responsabilidade, incorporando diretrizes claras e princípios éticos que regem a implantação responsável de sistemas de IA. A transparência permanece como um pilar fundamental ao permitir que os usuários compreendam os processos de tomada de decisão dos sistemas de IA e identifiquem quaisquer preconceitos ou tendências indesejadas.

De igual importância, a Trust AI aborda as questões cruciais de privacidade e segurança dos dados que sustentam as operações de IA. E implementa medidas sólidas de proteção de dados, garantindo plena conformidade com regulamentações pertinentes, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Estabelecer os sólidos princípios do Trust AI permite que as organizações aprimorem significativamente a qualidade e o desempenho de seus sistemas de IA. A transparência e a responsabilidade oferecem uma avaliação precisa dos sistemas, identificando áreas de melhoria e facilitando os ajustes necessários ao longo do processo de desenvolvimento, resultando em resultados excepcionais.

“Vejo com muito entusiasmo nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras e seguras para o gerenciamento de riscos relacionados à IA”, afirma Umberto Rosti, CEO da Safeway. “Com a Trust AI, as organizações podem implementar e utilizar sistemas de IA de forma segura, confiável e ética, estabelecendo a confiança dos usuários e do público em geral”, destaca Rosti.

A Safeway está pronta para auxiliar as organizações na implementação da solução Trust AI, fornecendo expertise e suporte especializado em gerenciamento de riscos e segurança da informação. Essa abordagem pioneira tem o potencial de abrir novos horizontes de segurança e confiança no promissor campo da Inteligência Artificial.

Adquirida pelo Grupo Stefanini em março deste ano, Safeway Consultoria nasceu há 15 anos com o objetivo de ser a primeira consultoria boutique em Segurança da Informação e Cibersegurança no mercado brasileiro. A empresa conta com uma base robusta de 200 clientes, mais de 450 mil horas de consultoria de prevenção a fraudes e ataques cibernéticos e realizadas 35 mil ativos monitorados pelo Security Tower, em seu Centro de Operações de Segurança dedicado (SOC, em inglês), que gerencia redes, analisa possíveis vulnerabilidades e responde a incidentes. A Safeway junta-se à Cyber Smart Defense, da Romênia, e à Stefanini Rafael, joint venture com a RAFAEL, empresa israelense de tecnologia voltada para segurança militar. A multinacional brasileira segue investindo no setor, tendo expandido sua atuação para todas as regiões onde atua com Centros de Operações de Segurança no Brasil, Peru, Índia e Romênia.

Total
0
Shares
Anterior
Paulo Guedes assume como sócio e chairman da Legend Capital
Paulo Guedes, ex-ministro da Economia / Foto: © Edu Andrade / Assessoria de Comunicação do Ministério da Economia / Arquivo

Paulo Guedes assume como sócio e chairman da Legend Capital

Executivo também será responsável por montar time com foco em reestruturação de

Próximo
Dados revelam perfil do brasileiro que tem optado pelo consórcio automotivo
Dados revelam perfil do brasileiro que tem optado pelo consórcio automotivo / Foto: Brett Jordan / Pexels

Dados revelam perfil do brasileiro que tem optado pelo consórcio automotivo

Levantamento do Klubi aponta idades a partir de 34 anos e renda mensal média a

Veja também