O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Grupo São Cristóvão Saúde realizou o 2° Fórum de Higienização das Mãos, no auditório do Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP Dona Cica. O evento foi destinado a colaboradores das áreas assistencial e administrativa, com transmissão simultânea pela plataforma Zoom. A iniciativa também celebrou o Dia Mundial da Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio.
As atividades planejadas incluíram palestras, dinâmicas interativas e temas que reforçam a importância da higienização das mãos como medida fundamental na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde.
“A higienização das mãos é a base de qualquer estratégia de segurança, tanto na proteção dos pacientes quanto dos profissionais de saúde. O Fórum tem como objetivo conscientizar nossos colaboradores sobre essa prática que salva milhares de vidas, reduzindo a disseminação de microrganismos e prevenindo a ocorrência de infecções. Agradeço a todos pelo compromisso em fortalecer essa prática indispensável no nosso dia a dia”, afirmou o presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde e presidente da Santa Casa de Francisco Morato, engº Valdir Pereira Ventura.
A diretora de estratégia e gestão, Caroline Amaro, e a coordenadora de enfermagem do SCIH, enfa. Sabrina Cerralvo, realizaram a abertura do evento, seguidas pela apresentação do Grupo Operação de Riso. Os médicos besteirologistas trouxeram uma abordagem leve e bem-humorada, estimulando o engajamento do público. Logo após, a infectologista e gerente médica do SCIH, Dra. Michelle Zicker, falou sobre “Adesão a higienização das mãos: Por que é tão difícil?”, discutindo desafios e soluções para promover essa prática no âmbito assistencial.
Outros temas relevantes explorados durante o Fórum incluíram: “Eu me comprometo a lavar minhas mãos” (Emanoel Severo – Enfermeiro), “Higienização de superfícies e higiene das mãos: práticas complementares no controle de infecções hospitalares” (Aline Lima – Química) e “Luvas e Higienização das mãos: maior efetividade com menos insumos” (Dra. Aline Pâmela Vieira de Oliveira – Infectologista).
“A conscientização sobre a higiene das mãos deve ser um processo contínuo e dinâmico para garantir a proteção de pacientes e profissionais. Por isso, a educação e o treinamento são imprescindíveis”, ressaltou Dra. Michelle Zicker.
Durante o evento, foram destacados os “Cinco Momentos para Higienização das Mãos”, que orienta os profissionais sobre quando higienizar as mãos durante o cuidado ao paciente, sendo: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente; e após contato com superfícies próximas ao paciente.
Complementando a programação, nos dias 7 e 8 de maio, o SCIH promoveu uma atividade prática em horários flexíveis, visando atender aos colaboradores da Instituição. A dinâmica utilizou uma caixa de luz negra para demonstrar a eficácia da lavagem das mãos, reforçando a importância da prática com a técnica correta.