Empresário brasileiro que atua nos EUA avalia impacto das competições esportivas na Flórida
Miami foi selecionada para sediar a final da competição entre Argentina e Colômbia neste domingo (14), às 21h, no Hard Rock Stadium. A cidade ensolarada norte-americana recebeu também outras duas partidas da fase de grupos (Uruguai 3 x 1 Panamá e de Peru 0 X 2 Argentina).
Para Daniel Ickowicz, diretor de vendas da Elite International Realty, consultoria imobiliária fundada por brasileiros que atua na Flórida há 30 anos, Miami tem sido um excelente destino para eventos esportivos. “A final da Copa América não é a única grande conquista de Miami. A cidade é uma das sedes dos GPs de Fórmula 1 pelos próximos anos, conta hoje com os premiados jogadores de futebol Messi e Luís Suárez no time Inter Miami e receberá a Copa do Mundo em 2026. O clima agradável da região, ensolarado na maior parte do ano, as instalações esportivas modernas e bem equipadas, capazes de receber eventos de grande porte, como o Hard Rock Stadium, além do plus que é a diversidade cultural e turística de Miami, são fatores que explicam o porquê de Miami ter sido escolhida como palco desses grandes eventos”, explica Daniel.
Daniel relata como os eventos esportivos proporcionam grandes impactos para Miami e toda a Flórida. “Ser palco de competição como a Copa América, por exemplo, trará bons frutos já agora, em 2024. Estes acontecimentos não apenas impulsionam os segmentos de turismo e entretenimento, mas também realçam o valor da cidade diante do aspecto de investimentos e movimentam a economia da região”, comenta Ickowicz.
Outro exemplo notável de como os eventos esportivos impactam na economia local é a chegada é a construção de um novo estádio que está sendo construído pelo Inter Miami. Conforme informações disponíveis no site oficial do “Miami Freedom Park”, estima-se que o empreendimento contribuirá com aproximadamente 40 milhões de dólares em impostos anuais para a cidade, para o condado de Miami-Dade e escolas públicas locais e o estado da Flórida. Espera-se ainda que cerca de 15 mil empregos sejam criados, tanto de forma direta quanto indireta.
Além de Miami, a Flórida teve Orlando como outra sede dessa edição da Copa América. Já os outros estados que receberam o torneio são: Nevada, North Carolina, Kansas, Missouri, Georgia, Jersey, Texas, Califórnia e Arizona.