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Seguradoras investem em bem-estar para fidelizar clientes e reduzir sinistralidade, aponta CEO da Namu

Deuk Soo Yeo, CEO da Namu / Foto: Divulgação
Deuk Soo Yeo, CEO da Namu / Foto: Divulgação

Em um mercado cada vez mais competitivo, as seguradoras têm incorporado serviços de valor agregado (SVAs) às suas apólices para se manterem relevantes e estreitar o relacionamento com seus clientes. É o que destaca Deuk Soo Yeo, CEO da Namu — plataforma de bem-estar corporativo — em entrevista ao Universo do Seguro. Segundo ele, o consumidor atual não busca apenas a cobertura financeira tradicional, mas espera experiências que contribuam para sua saúde integral e qualidade de vida.

Essa tendência vem sendo confirmada por estudos recentes. Um levantamento da McKinsey mostra que 75% das seguradoras já utilizam ou estão implementando SVAs como estratégia ativa de fidelização, enquanto pesquisa da Accenture indica que 80% dos clientes esperam que empresas ofereçam serviços adicionais além do produto principal.

Para Deuk Soo Yeo, os SVAs se tornaram parte essencial da proposta de valor das seguradoras. “Em geral, seguros são criados para resolver problemas, mas o consumidor atual exige que as empresas entreguem mais: cuidado e bem-estar são serviços que podem ser utilizados sem o gatilho do famoso sinistro”, pontua. Ele acrescenta que, no caso das seguradoras de saúde, iniciativas de bem-estar também podem contribuir diretamente para a redução da sinistralidade ao incentivar hábitos saudáveis e preventivos.

Entre os serviços que têm se destacado na jornada de saúde 360º oferecida pela Namu, estão o VitalScan, um mini check-up digital que analisa o rosto do usuário para identificar riscos à saúde e fornecer orientações personalizadas; e o NamuOrienta, que disponibiliza atendimento remoto em 11 pilares de bem-estar, incluindo saúde mental, física, nutricional, além de orientação financeira e jurídica. “Também oferecemos uma plataforma completa de conteúdos, vídeos, treinos, meditações e programas de autocuidado, que ajudam o segurado a melhorar sua qualidade de vida no dia a dia”, explica o executivo.

Esse movimento dialoga especialmente com o comportamento das gerações mais jovens. Millennials e a geração Z priorizam marcas que se mostram presentes no cotidiano, oferecendo suporte para prevenção e autocuidado. “Eles valorizam experiências, bem-estar e empresas que cuidam da saúde integral, não apenas do patrimônio”, afirma Deuk Soo Yeo.

A Namu, que nasceu como uma empresa B2C, consolidou-se no mercado de afinidades ao adaptar suas soluções para canais massificados, permitindo que seguradoras e parceiros integrem os serviços diretamente em suas plataformas. “Pensamos produtos que podem ser embedados, com algum nível de customização e modelo de precificação aderente ao SVA”, detalha.

Para o CEO da Namu, os SVAs deixaram de ser apenas um diferencial e se tornaram uma exigência competitiva para as seguradoras que pretendem se destacar. “Além disso, criam espaço para receita incremental, já que esses pacotes de serviços acabam funcionando como um upsell dos seguros tradicionais”, conclui.

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