À medida que os brasileiros compreendem melhor os impactos das dívidas no orçamento familiar e reconhecem os benefícios de se proteger contra imprevistos, cresce o interesse por soluções que unem segurança e planejamento financeiro
A crescente adesão ao seguro prestamista reflete não apenas uma mudança de comportamento, mas também o avanço da educação financeira entre os consumidores. Com mais acesso à informação e ferramentas digitais, os brasileiros estão aprendendo a planejar melhor suas finanças, avaliar riscos e tomar decisões conscientes ao realizar compras parceladas.
Essa evolução também é fundamental para o fortalecimento do mercado de crédito. Quando o cliente entende o impacto de uma dívida em seu orçamento e reconhece a importância de se proteger contra imprevistos — como a perda de renda — passa a enxergar o seguro como parte do seu planejamento financeiro.
“É uma proteção que resguarda o crédito de quem faz um financiamento ou empréstimo, garantindo o pagamento total ou parcial da dívida em situações como desemprego involuntário, invalidez ou falecimento. Proporciona segurança tanto para o consumidor quanto para o credor, evitando o comprometimento das finanças pessoais e familiares”, afirma Daniel Brandão, Diretor Comercial da Assurant no Brasil — uma das principais empresas do país, especializadas em proteção financeira, que atualmente conta com mais de 80 parcerias que ofertam estes serviços. Entre essas alianças estratégicas estão redes de varejo (físico e online), marketplaces, fintechs, empresas de energia renovável, montadoras, concessionárias de veículos e instituições financeiras.
Crédito mais acessível e consciente
A confiança proporcionada pela proteção financeira, por meio da contratação do seguro prestamista, tem permitido que as empresas concedam crédito com mais segurança. Essa garantia adicional amplia o acesso dos brasileiros a financiamentos e compras parceladas, beneficiando um número crescente de consumidores. Nesse contexto, a expectativa do Banco Central para 2026 é de que o crédito a pessoas físicas apresente crescimento de 9,0%.
A conscientização cada vez maior dos consumidores sobre os riscos da inadimplência também impulsiona a procura por proteção financeira. A relevância desse seguro é confirmada pelos dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi): entre janeiro e outubro de 2025, houve aumento de 5,81% na contratação de proteção financeira em comparação com o mesmo período de 2024.
Além disso, até outubro de 2025, as seguradoras pagaram R$ 3,22 bilhões em indenizações a clientes que acionaram a cobertura do seguro prestamista diante de imprevistos que resultaram na perda de renda. “Os números reforçam o papel dessas proteções como um amparo real para milhares de brasileiros em momentos de vulnerabilidade financeira”, destaca o Diretor Comercial da Assurant no Brasil.
Principais coberturas do seguro prestamista:
- Morte
- Invalidez Permanente Total por Acidente
- Perda de Renda involuntária que inclui Desemprego sem justa causa (para profissionais CLT)
- Incapacidade (para profissionais liberais com comprovação de renda)
- Hospitalização (para profissionais liberais sem comprovação de renda)
O que o seguro não cobre (o chamado risco excluído)?
- Demissão voluntária ou por justa causa (para profissionais CLT)
- Hospitalização ou afastamento por motivos estéticos, como cirurgias plásticas
- Vínculo empregatício menor que 12 meses (conforme condições do contrato) no momento do sinistro
Como contratar um Seguro Prestamista?
O seguro é ofertado pela Assurant em parceria com empresas de varejo, bancos de montadora, bancos tradicionais, financeiras, e-commerce e fintechs, por exemplo. A adesão é sempre feita de forma voluntária e pode ser feita no momento da contratação de um empréstimo pessoal, compra parcelada, financiamento de veículos, entre outros.
Quanto custa um Seguro Prestamista?
O valor do seguro varia conforme o total do financiamento adquirido e o prazo que a dívida levará para ser quitada. Um dos principais benefícios é fazer com que o consumidor não perca o acesso ao crédito, mesmo diante de situações imprevistas que comprometam sua renda.
Por que o Seguro Prestamista é importante tanto para Profissionais Autônomos, quanto para Profissionais no regime CLT?
Para trabalhadores autônomos, regulamentados e não regulamentados, o seguro prestamista oferece cobertura em caso de incapacidade temporária ou hospitalização respectivamente por acidente ou doença. Já para profissionais CLT, a proteção se estende a situações de desemprego involuntário (sem justa causa).
