Com essa política interna, seguradora reafirma seu compromisso com a valorização humana e a agenda ESG
A Seguros SURA, especialista em gestão de tendências e riscos, estabeleceu o Salário Digno para a totalidade de seus colaboradores. Essa decisão reafirma o compromisso da empresa com a valorização humana e a construção de um ambiente de trabalho equitativo. A iniciativa reforça o foco da companhia em desenvolver um modelo de negócios centrado em pessoas, que transcende a oferta de seguros convencionais e prioriza a conexão humana.
“Esta medida vai além da simples remuneração; é um reflexo do nosso modelo de negócios focado em pessoas, que prioriza a conexão humana. É um exemplo prático de como o ‘S’ de ESG se traduz em ações tangíveis, demonstrando nosso compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável”, explica Heloísa Faria, Vice-Presidente de Talento Humano da Seguros SURA.
Segundo dados da Mercer, o setor de Seguros e Resseguros apresenta 18% de seus profissionais com remuneração abaixo do considerado digno, figurando entre as indústrias mais críticas nesse aspecto, ao lado de Varejo e Bens de Consumo.
A definição do Salário Digno, segundo a Global Living Wage Coalition, foi embasada em estudos robustos de custo de vida e considera despesas essenciais como alimentação, transporte e lazer. O levantamento inclui, também, itens que promovem o bem-estar e a qualidade de vida, como uma ida ao cinema a cada dois meses e pizza com refrigerante a cada 15 dias.
O compromisso da Seguros SURA com seus colaboradores se estende para além da remuneração. A seguradora investe continuamente no desenvolvimento e bem-estar de sua equipe, promovendo um ambiente inclusivo, estimulante e que incentiva a criatividade e o trabalho em equipe. A eficácia dessa estratégia de gestão de pessoas é comprovada por métricas internas: a organização apresenta uma rotatividade voluntária inferior a 5% e um índice de satisfação de 90%.
Essas ações estão intrinsecamente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente nas metas de erradicação da pobreza (ODS 1), saúde e bem-estar (ODS 3), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), e redução das desigualdades (ODS 10).