Reconhecimento reforça o compromisso da empresa com a diversidade e marca sua estreia no ranking de Pessoas com Deficiência
A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, foi reconhecida pelo Great Place To Work Diversidade (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil nas categorias “Mulher e Pessoas com Deficiência (PcD)”. A conquista marca a primeira vez da companhia entre as organizações destacadas na categoria PcD, reforçando seu compromisso com a inclusão, enquanto reafirma sua posição como referência na promoção da equidade de gênero, categoria em que já havia sido premiada anteriormente.
“A Serasa Experian vem desenvolvendo políticas e iniciativas estruturadas para atrair, acolher e desenvolver pessoas de grupos minoritários, com foco na criação de oportunidades reais e sustentáveis”, explica a gerente de Diversidade e Inclusão da Serasa Experian, Fernanda Guglielmi.
Atualmente, a companhia conta com 5,3% de profissionais com deficiência em seu quadro, superando a cota legal prevista. Entre as ações de inclusão, destaca-se a adoção de tecnologias assistivas, com o objetivo de promover a autonomia e garantir mais qualidade de vida para esse público. A empresa também lançou uma cartilha de inclusão, com orientações práticas sobre convivência, comportamentos inclusivos e a importância da acessibilidade. Além disso, promove regularmente eventos de conscientização sobre inclusão e realizou um projeto-piloto do “Feirão Limpa Nome” voltado exclusivamente para pessoas com deficiência.
Protagonismo feminino: liderança, desenvolvimento e oportunidade
Com 44,1% de mulheres no quadro total e 38,3% em cargos de liderança, a Serasa Experian vem consolidando um ecossistema voltado ao desenvolvimento feminino. A companhia promove ações estruturadas para ampliar a presença de mulheres em todos os níveis da organização, com foco especial em posições estratégicas. Entre as principais iniciativas está o programa “Elas Lideram”, uma jornada de seis meses voltada a colaboradoras em cargos de liderança, que oferece coaching individual e mentorias em grupo. Outro destaque é o “Todas Academy”, plataforma digital de capacitação em soft skills, que já contabiliza mais de 6.700 conteúdos consumidos por 431 mulheres. A empresa também promove jornadas de desenvolvimento, com uma série de webinars sobre temas como autoconfiança, protagonismo e negociação, somando mais de 2.100 participações.
“Complementando essas ações, também realizamos vagas afirmativas para mulheres, com foco na atração e retenção de talentos femininos em posições de liderança. Outro destaque são nossas ações de cultura e pertencimento, como eventos em datas comemorativas, que conectam e celebram a diversidade”, comenta Fernanda Guglielmi.
Com mais de 5 mil funcionários no Brasil, a Serasa Experian é reconhecida como um excelente lugar para se trabalhar. Em 2023 e 2024 recebeu o prêmio de “Melhor Empresa para se Estagiar”. Pelo segundo ano consecutivo, ficou entre as “Melhores Empresas para o Talento Feminino” da plataforma FirstJob, e, pelo quarto ano, a companhia foi certificada no “Great Place to Work”, incluindo a categoria de “Tecnologia da Informação” e “GPTW Global”. A datatech também recebeu o reconhecimento da “Top Employers”, ficando no top 5 Brasil, além de ser “Top of Mind Empresas Preferidas por Profissionais Tech” e “Melhores Empresas para Jovens Profissionais”, segundo a Employers for Youth (EFY).