Nos dias 6 e 7 de fevereiro, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR), por meio do seu presidente Silvio Kasnodzei, acompanhado do dirigente da Comissão de Jovens Empresários e Executivos (COMJOVEM), Alexandre Aliski, estiveram presentes no CONET&Intersindical em Foz do Iguaçu (PR). O evento, que ocorre semestralmente, é uma realização da NTC&Logística e este ano contou com o apoio da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR) para levar o encontro ao Oeste paranaense. A ocasião é conhecida por reunir empresários do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) e promover debates por meio da troca de experiências e construção de soluções inovadoras para o setor.
No primeiro dia foi ministrado o CONET, que teve como pauta a apresentação de pesquisas de mercado realizadas pelo Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE), da NTC, e o debate sobre custos e tarifas. Outro assunto trabalhado nesta primeira etapa foi ‘O Futuro do Transporte de Cargas: Tendências 2025’, discussão pela qual, com base em estudos, o setor pôde conhecer novidades que vão agregar ao segmento, potenciais adversidades e possíveis soluções para se prevenir de determinadas situações.
Como explica Kasnodzei, este é um assunto importante para o TRC, visto que é preciso conhecer o mercado para se investir nele. “Hoje nós temos uma defasagem de mão de obra qualificada que tende a aumentar nos próximos anos. Por isso, abordar essa temática e trazer soluções, como a capacitação de jovens profissionais, é algo que deve ser estudado e adotado por toda a categoria”.
No segundo dia de evento, o Intersindical abordou temas essenciais para o desenvolvimento das atividades do Transporte Rodoviário de Cargas, como o Plano Diretor de Segurança da Informação (PDSI) – Diretrizes e Normas Administrativas; ESG – Foco social e governança; reforma tributária e reoneração da folha de pagamento; entre outros assuntos.
Por fim, Kasnodzei destaca que o sindicato enxerga com bons olhos o reconhecimento da NTC&Logística sobre a importância do Paraná para o Brasil e parabeniza a FETRANSPAR pela parceria na realização do evento. “A região foi escolhida com base em um estudo que identificou o nosso estado como uma potência produtora e fornecedora de produtos para o mercado interno e externo. Por isso, gostaria de cumprimentar a nossa Federação das Empresas de Transportes do Paraná pelo excelente trabalho que vem sendo realizado juntamente com as entidades filiadas do estado. Essa foi uma oportunidade única de mostrarmos o que tem sido feito aqui, o que planejamos fazer e porque eles devem seguir acreditando em nós e nestes investimentos”.