SETCESP anuncia os vencedores da 11ª edição do Prêmio de Sustentabilidade e reforça o compromisso do transporte de cargas com a agenda ESG

Vencedores da 11º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP/ Foto: Divulgação
Vencedores da 11º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP/ Foto: Divulgação

Reconhecimento destacou iniciativas de responsabilidade ambiental, social, governança e segurança que impulsionam a transformação sustentável do setor

O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) anunciou nesta quinta-feira (6) os vencedores da 11ª edição do Prêmio de Sustentabilidade, que valoriza empresas do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) comprometidas com práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A cerimônia, realizada na sede do sindicato, reuniu empresários e especialistas do setor para celebrar as iniciativas que vêm promovendo um novo padrão de gestão, eficiência e responsabilidade no transporte de cargas brasileiro.

Na categoria Responsabilidade Ambiental, o prêmio foi concedido à Jomed Transportes, que se destacou por implementar um Ponto de Abastecimento Interno com 100% de biometano para seus veículos movidos a Gás, para otimizar a logística de abastecimento em suas rotas, reduzindo de forma significativa o consumo de combustíveis fósseis não renováveis. Desde a implementação do projeto foram utilizados mais de 324 mil m³ de biometano, que reduziram em 308 mil litros a utilização de Diesel propiciando uma diminuição de 717 toneladas na emissão de CO₂.

Em Responsabilidade Social, a vencedora foi Ceslog – Cesari Logística, reconhecida por desenvolver ações que impactam positivamente comunidades locais e promovem inclusão e desenvolvimento humano através do projeto Cubatão + Sustentável. A iniciativa é focada na revitalização da região do Polo Industrial de Cubatão, gerando avanços expressivos com aumento na segurança e valorização urbana local (plantio de 1.800 árvores), além da melhoria na fluidez eliminando congestionamentos, regularização de moradias e comércios irregulares, impactando 2.350 pessoas.

Na categoria Governança, o troféu ficou com a Tassi Transportes e o projeto Tassi Conecta, que estimula a criatividade  dos colaboradores através de um canal que permite a apresentação de ideias de forma proativa, fortalecendo o senso de pertencimento. Ao todo, já foram 22 ideias com participação ativa e integrada, com uma redução de mais de R$80 mil em custos após 3 meses de implantação.

Já em Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho, o destaque foi, também, para a Tassi Transportes, por implantar medidas que aprimoram a segurança operacional e o bem-estar dos colaboradores nas estradas por meio do Tassi Protege+, projeto voltado para a segurança no trânsito e no cuidado integral dos motoristas que promove a conscientização sobre comportamentos seguros, saúde e bem-estar nas estradas, visando preparar os condutores para os desafios diários do transporte por meio da direção defensiva. Desde sua implementação, o projeto já gerou reduções significativas: 50% de absenteísmo dos motoristas; 60% de incidentes sem lesão pessoal; 67% de acidentes com lesão pessoal; e 70% em comportamentos inseguros.

“Cada edição do prêmio reforça a capacidade transformadora do nosso setor. As empresas do Transporte de Cargas Rodoviário estão demonstrando que é possível unir competitividade, responsabilidade e inovação, construindo um futuro mais sustentável e humano para a logística brasileira”, afirmou Marcelo Rodrigues, presidente do Conselhor Superior e de Administração do SETCESP.

Para Rodrigues, a premiação também consolida o papel do sindicato como referência na promoção da agenda ESG. “O SETCESP acredita que a sustentabilidade é um caminho sem volta. Quando o transporte adota práticas responsáveis, toda a sociedade avança, do motorista à comunidade atendida, do empresário ao consumidor final”, completou.

Desde a sua criação, o Prêmio de Sustentabilidade já recebeu 493 projetos inscritos, reunindo 99 empresas de todo o país, consolidando-se como uma das principais iniciativas do setor em prol da agenda ESG.

O 11º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP é patrocinado pelo Sistema Transporte – CNT | SEST SENAT | ITL, XBRI Pneus, Volvo | Nors, ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), Consórcio Maggi, De Nigris, Sicredi, Transpocred e Volkswagen Caminhões e Ônibus. E é apoiado por Childhood Brasil, FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo), IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Cargas), ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), PLVB – Programa de Logística Verde Brasil, Programa Transporte + Seguro | GCS Certificadora, SEALL e Siga Verde.

Total
0
Shares
Anterior
Austral Seguradora mantém desempenho positivo no Seguro Garantia e projeta crescimento até o fim de 2025
Rafael Gama, diretor comercial da Austral Seguradora / Foto: Divulgação

Austral Seguradora mantém desempenho positivo no Seguro Garantia e projeta crescimento até o fim de 2025

Resultado acompanha previsão que indica alta de 17,9% na arrecadação do segmento

Próximo
Após período de desaceleração, atividade do comércio avançou em setembro, puxada por Motos, Veículos e Peças, indica Serasa Experian
Foto por: Nur Andi Ravsanjani Gusma/ Pexels

Após período de desaceleração, atividade do comércio avançou em setembro, puxada por Motos, Veículos e Peças, indica Serasa Experian

Variação mensal foi de 1,7% e a anual, também trazida pelo indicador da

Veja também