Sudene lança Projeto de Desenvolvimento Federativo em Juazeiro (BA)

O Projeto de Desenvolvimento Federativo, promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), chega a Juazeiro (BA) nesta quarta-feira (14). A iniciativa busca levar ações de estímulo ao desenvolvimento social e econômico para 66 municípios da área de atuação da instituição, que inclui os nove estados do Nordeste e as porções norte do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Na Bahia, seis cidades fazem parte do projeto: Andorinha, Jaguarari, Juazeiro (polo do projeto), Pilão Arcado, Sobradinho e Umburanas. O evento de lançamento reunirá gestores municipais e representantes de instituições federais e financeiras. Na ocasião, serão apresentados os planos de ação da autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e dos parceiros do projeto para atrair investimentos e melhorar indicadores sociais dos municípios.

As cidades foram selecionadas a partir de informações nas áreas de finanças, gestão e desempenho, além do PIB e do contingente populacional. Já o município-polo foi escolhido a partir da rede da estratégia territorial de implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Este conjunto de cidades constitui a chamada célula de desenvolvimento federativo.

Durante o evento, serão ainda assinados protocolos de intenção entre as prefeituras participantes e a Sudene. A ação marca o compromisso dos gestores em participar de encontros técnicos, disponibilizar informações e apoiar a Sudene no levantamento de necessidades e oportunidades de investimentos para os municípios.

No período da tarde, a Sudene irá promover uma reunião com empresários locais. O momento será uma oportunidade para a apresentação dos principais instrumentos disponibilizados pela entidade para o fomento ao empreendedorismo, incluindo as linhas de crédito oferecidas por meio dos fundos regionais e os incentivos fiscais.

“O fomento ao desenvolvimento regional está na missão do MDR e esse projeto está inteiramente ligado ao PRDNE. Com isso, vamos possibilitar a melhoria de serviços e de oportunidades nessas regiões do Nordeste, que têm um bom potencial de crescimento”, afirma o secretário de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, Fernando Diniz.

“A gestão municipal destes municípios conta, muitas vezes, apenas com os recursos do Fundo de Participação dos Municípios, o que limita os investimentos necessários ou ainda dependem dos recursos de transferências do Governo Federal e ou estadual. Esta iniciativa, portanto, busca fortalecer a economia das cidades e impulsionar a interiorização do desenvolvimento”, destaca o superintendente da Sudene, general Carlos César Araújo Lima.

]]>Via: Brasil61

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Projeto prevê multa para quebra de sigilo em processos de adoção

Projeto prevê multa para quebra de sigilo em processos de adoção

Cleia Viana/Câmara dos Deputados José Nelto quer reforçar a obrigatoriedade do

Próximo
Defesa Civil de São Paulo capacita professores da rede municipal com Boas Práticas

Defesa Civil de São Paulo capacita professores da rede municipal com Boas Práticas

O Banco de Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil tem contribuído com

Veja também